Notícias AJ

Sara, Telma e Catarina
26/05/2009

Assessoria Jurídica e Documentação: um curso que tem feito história com o seu grande dinamismo e pluralidade de actividades encetadas no decorrer da semana cultural deste colégio.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Notícias AJ
 
 Notícias AJ


Estilo “AJ”

Assessoria Jurídica e Documentação: um curso que tem feito história com o seu grande dinamismo e pluralidade de actividades encetadas no decorrer da semana cultural deste colégio. Este ano a sua postura não foi diferente, tentou-se promover o curso usando a maior originalidade possível, para que o projecto do curso, a diferença, o “estilo AJ”, chegasse acessivelmente a todo o género de indivíduos, de diferentes idades, gostos e formas de ser.

Assim, e destacando a importância da divulgação rápida e objectiva do curso, este ano optou-se pela elaboração de um anúncio publicitário, de aproximadamente um minuto, que sumariamente apresentasse as actividades do curso, divulgando as várias vertentes e pontos fortes. Com este fim, convidou-se duas crianças para que conhecessem esta realidade e entrassem nela, criando situações que foram gravadas para a elaboração do respectivo anúncio. De toda esta dinâmica resultou uma apresentação animada e variada, que mostrava as crianças nas nossas salas de aulas, na biblioteca, arquivo, manuseando os códigos e convivendo com a turma. O anúncio publicitário passou a ser constantemente reproduzido no stand do curso, dando o mote para o tema do mesmo.

Paralelamente, havia a noção de que as imagens em si não eram suficientes. Assim, procedeu-se à elaboração de duas palestras que tinham como destinatários os nonos e décimos anos, estes últimos das áreas de humanidades. Estas contaram com uma breve apresentação do coordenador de curso, com a exposição oral e condução da palestra pela aluna Sara Tavares, alternada com a exposição de inúmeros vídeos realizados pela aluna Sandra Pereira. Ao mesmo tempo, dois alunos do 12.º ano e dois do 11.º ano deram os seus testemunhos, ilustrando toda a teoria que estava a ser exposta. A adesão a estas palestras foi óptima, tendo o público tido inúmeras oportunidades para esclarecer as dúvidas que tinha.

Concluindo, está provado que o “estilo AJ” foi correctamente divulgado, na medida em que este curso é efectivamente assim - plural, original, completo, objectivo, prático, interessante – características com as quais dotamos os projectos que serviram de divulgação àquilo que somos.

Sara Tavares.

 

AJ COM MEMÓRIA – Palestra com ex-alunos do curso de Assessoria Jurídica e Documentação.

Foi num ambiente informal que a turma AJ recebeu os finalistas do curso do ano 2007/2008 no dia 29 de Abril para uma conversa na biblioteca do ensino básico.

O objectivo do reencontro consistiu em perceber como estavam a decorrer os estudos e saber as suas previsões para o futuro. Contando histórias hilariantes, próprias da nova vida académica, os ex-finalistas explicaram-nos a importância que foi terem frequentado o curso, uma forma eficaz de vencer muitos dos desafios propostos na faculdade.

O encontro prolongou-se com um jantar envolto de um ambiente animado e descontraído e que contou com a presença de alguns professores. Este acontecimento provou que as relações de amizade prevalecem mesmo fora da sala de aulas!

E, como estávamos todos num ambiente propício a recordações, os alunos da AJ decidiram oferecer aos finalistas um CD com várias fotografias que ilustravam a sua passagem pelo colégio.

A organização de conversas informais com antigos alunos do curso tem dupla vertente: por um lado ajuda o aluno, futuro universitário, a perceber todo o funcionamento inerente à nova vida académica, por outro, a troca de material universitário com docentes leva, desde logo, a um maior conhecimento do futuro aluno sobre a matéria a leccionar no próximo ano.

O “AMBIENTE AJ” ficou, com este evento, mais sublimado no programa da EXPOCIC e demonstrou o carácter inovador, característica própria do aluno AJ.

Telma Martins 12.º AJ


AJ Sustentável

O curso de Assessoria Jurídica e Documentação é sustentável!

Para fazer jus ao tema da Semana Cultural 2009, “Com os olhos no Ambiente”, AJ criou uma gama de produtos ecológicos, não esquecendo as iniciativas de promover o ambiente e a solidariedade!

Usaram-se materiais recicláveis, como pacotes de leite e folhas de papel já utilizadas, para construirmos carteiras e blocos ecológicos, de modo a que pudessem ser vendidos e gerassem algumas receitas que financiassem as nossas visitas de estudo e as nossas t-shirts. AJ ‘Sustentável’, nas mais variadas acepções da palavra…

Não satisfeitos, deram corpo a um projecto, o Tri-Eco-Livrão. Para além de incentivar à reutilização e ao melhor aproveitamento de material usado, com a troca de livros escolares por outros mais adaptados às necessidades do respectivo ano lectivo (e de cada bolso!), abre caminho à solidariedade e à inter-ajuda. Qualidades AJ.

E é por estes motivos, como por muitos outros, que o curso de Assessoria Jurídica e Documentação é tão completo!

Trata-se de sermos AJ!

Catarina Costa 12.ºAJ
 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS