Tiago Andrade vence as Olimpíadas Nacionais de Informática

DICIC
21/05/2008

Tiago Andrade, aluno do 12ºano de Informática, sagra-se vencedor das Olimpíadas Nacionais de Informática e o Colégio torna-se o bicampeão nacional de programação.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Tiago Andrade vence as Olimpíada
 
Tiago Andrade vence as
Olimpíadas Nacionais de Informática

Tiago Andrade, aluno do 12ºano de Informática, sagra-se vencedor das Olimpíadas Nacionais de Informática e o Colégio torna-se o bicampeão nacional de programação.

Na passada sexta-feira, 17 de Maio de 2008, uma equipa de 5 alunos do Colégio deslocaram-se ao Departamento de Ciências de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para participar nas 20ªs Olimpíadas de Informática.

Este evento é o culminar de um processo de selecção a nível nacional dos 30 melhores programadores que frequentam o Ensino Secundário e que, para além de definir o campeão nacional, permite seleccionar os 4 elementos da equipa portuguesa que irá participar nas Olimpíadas Internacionais, este ano a realizar no Cairo (Egipto).

Da participação do Colégio há a destacar que, para além do primeiro classificado, foram obtidos o 5º lugar, por Nuno Sousa – 12º ano, e o 7º lugar, por Filipe Mota – 11º ano, o que coloca o Colégio, uma vez mais, numa posição de destaque. Para além destes alunos, também participaram no concurso os alunos José Pedro Marques – 12º ano e Diogo Basto – 11º ano.

Este dia, de acesa competição e emoções fortes, começou pelas 12 horas, com a deslocação para o muito agradável espaço da Faculdade de Ciências, em que os elementos constituintes das equipas, assim como os professores acompanhantes (Maria Manuel Saavedra e Paulo Pinho) fizeram o seu registo de presença ao que se seguiu o almoço na cantina da faculdade.

De seguida, passámos à fase em que a organização do evento explicou as regras, normas de conduta e cuidados a ter durante a prova. Concluída esta fase, os concorrentes dirigiram-se aos laboratórios onde testaram os seus postos.

Os professores foram então acompanhados a uma sala onde existiam computadores preparados para que pudessem seguir o decurso da competição, durante as 4 horas de duração da mesma.

Da prova propriamente dita não há muitas emoções a registar, pois os dados disponibilizados pelo sistema de submissão (Mooshak) apenas se referem a um conjunto de testes muito básicos que não permitem inferir, realisticamente, da classificação final, pois esta estava reservada para o final do jantar. No entanto, logo foi possível verificar que, pelos menos, mantínhamos intactas todas aspirações com que chegámos.

Claro que durante a prova alguns dos professores tentaram resolver os problemas, embora, quase sempre, sem o sucesso e o brilhantismo dos concorrentes…

Por fim, dirigimo-nos para o Ipanema Hotel, onde jantámos com um nervosismo mal disfarçado, enquanto esperávamos ansiosamente pelos resultados, à excepção do Tiago, que permaneceu impassível durante o jantar, como só ele o sabe fazer.

E o nosso favorito ganhou! Recebeu os elogios, merecidos, pelo seu desempenho, por parte do apresentador de serviço, o Prof. Pedro Guerreiro (um dos mais bem sucedidos autores de livros de programação em Portugal). O orador estendeu, igualmente, as suas considerações ao Colégio que considerou «um exemplo para as outras escolas pelo seu desempenho, entusiasmo e constante participação». Concluiu, dizendo, em tom de brincadeira, que nós (Colégio) éramos o «alvo a abater».

Impõe-se, portanto, os parabéns a todos os elementos da equipa do Colégio, incluindo neste cumprimento uma saudação especial à turma 12-IF 2007/2008, pela sua atitude e comportamento exemplares.

 

GALERIA DE IMAGENS