Huelva: uma semana diferente!

CIC
02/05/2008

No passado dia 21 de Abril, a turma de Química, Ambiente e Qualidade, de 12º ano partiu para uma visita de estudo a Huelva, com o principal objectivo de conhecer um dos grandes complexos industriais de Espanha.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.
Nova página 1
 

 


 

Huelva: uma semana diferente!

 



No passado dia 21 de Abril, a turma de Química, Ambiente e Qualidade, de 12º ano partiu para uma visita de estudo a Huelva, com o principal objectivo de conhecer um dos grandes complexos industriais de Espanha.

Após todas as tradicionais recomendações dos pais, malas e farnel conferidos e DVD’s em punho, partimos com destino a Huelva.

Filme após filme, intercalado com algumas paragens, para aconchego estomacal, chegámos ao Albergue Juvenil de Huelva que fica situado nas imediações do centro da cidade.

Passado o jantar, houve ainda tempo para fazer o reconhecimento do centro de Huelva, numa agradável caminhada nocturna.

No dia seguinte esperava-nos uma visita à fábrica Fertibéria, onde a Eng.ª Maria José nos deu a conhecer as instalações e o processo de fabrico do ácido sulfúrico, utilizado na empresa.

A Fertibéria é uma empresa de fertilizantes que utiliza como matéria-prima, entre outros, o Enxofre, a Fosforite, o Amoníaco e o Cloreto de Potássio. Nesta constatámos, na vida real, conceitos teóricos abordados em algumas das disciplinas técnicas, do curso de Química Ambiente e Qualidade.

Da parte da tarde seguiu-se uma visita ao “Molle das Caravelas”, onde conhecemos réplicas da Nau “Santa Maria” e das duas Caravelas “La Nina” e “La Pinta” comandadas por Cristóvão Colombo, na viagem de descoberta da América. Visualizámos ainda um pequeno filme, com cerca de vinte minutos, que relatou as epopeias dos descobrimentos, nomeadamente a viagem de descoberta da América.

Nessa tarde, houve ainda tempo para uma paragem na praia, onde teve lugar um joguinho amigável de futebol, envolvendo alunos, professores e inclusive o Sr. Alberto, motorista da nossa camioneta. Foram poucos, mas alguns, os que ainda se arriscaram a um mergulho rápido nas águas que banham a cidade.

O dia seguinte começou com a viagem até à serra de Huelva para visitar as minas da empresa Rio Tinto. Após a visita ao museu das minas, tivemos oportunidade de apreciar a paisagem local, através de uma viagem de comboio ao longo da margem direita do Rio Tinto, cerca de 12Km, e ainda conhecer a sua nascente. Para tal estávamos acompanhados de um guia da fundação “Rio Tinto” que explora a componente pedagógica, explicando a composição do rio e ainda contando a evolução histórica das minas.

A intensa coloração do Rio Tinto é, como o nome indica, devida à oxidação do ferro, levada a efeito por bactérias extremófilas, isto é, que habitam em condições muito extremas, nomeadamente, neste caso pH de 2,5 onde seria inimaginável a existência de vida.

A NASA e o Centro de Astrobiologia de Madrid têm levado a cabo estudos nesta região, pensando que os constituintes apresentados neste local são muito próximos dos que existem em Marte.

À tarde seguiu-se uma visita turística a Sevilha, onde tivemos a oportunidade de conhecer a cidade capital da Andaluzia, bem como os seus costumes e o seu comércio.

De volta ao Albergue Juvenil, no final do jantar, houve ainda tempo para o convívio alunos/professores, com oportunidade para nos conhecermos melhor e ainda para arrumar as malas e guardar nelas recordações que nos acompanharão para sempre.

Assim, dia 24 de Abril, pelas nove horas da manhã, deixámos Huelva, com destino ao Colégio Internato dos Carvalhos, com o cansaço estampado no rosto, mas também com uma enorme satisfação e uma bagagem mais rica em experiência e conhecimentos.

 

 

GALERIA DE IMAGENS