Dossiê 1 – Bullying

Ameaçar, descriminar, excluir, isolar, fazer sofrer, intimidar, perseguir, humilhar, agredir, tiranizar, assediar, ferir, provocar, gozar.

Vídeo de Apresentação

Erro no leitor


Descrição do caso Versão Fórum Estudante

António era um rapaz de 14 anos que frequentava o 9º ano da Escola EB 2+3 de Setúbal.

Era um dos melhores alunos daquela Escola, mas também um dos mais introvertidos. Não era muito participativo nos jogos da turma, nomeadamente dos desportivos.

Já Bento, de 15 anos, era conhecido em toda a Escola, desde alunos a professores, passando por funcionários. Bento frequentava a mesma turma de António - o 9º ano A.

Era o rapaz por quem as raparigas mais se interessavam. Um atleta de eleição, só ligava ao desporto, qualquer que ele fosse, deixando de lado todas as outras matérias que implicassem livros, estudo ou pesquisa de documentos.

O outro “hobby” de Bento era sair à noite com os amigos. Bento não parava.

Não fosse a tradição familiar de Bento, nunca teria escolhido a área de economia e sim a de desporto, mas o pai queria que ele seguisse economia e tomasse conta da pequena empresa de panificação da família.

O 9º ano de António, recém-chegado à Escola, transferido do seu colégio na cidade de Beja, onde os pais viviam por ali trabalhar, tem sido muito difícil.
Os pais de António, João e Maria, eram empregados numa empresa que a crise fez encerrar portas, estando o pai desempregado e a mãe a trabalhar numa empresa de telecomunicações.

Desde o primeiro dia que Bento o tem perturbado. Metia-se com ele e dizia-lhe que era um “menino que nem jogar sabia… só ligava aos livros e aos colegas, nada”.

Tudo isto, a par da situação difícil em casa, começou a incomodar António. Depois foi o dinheiro. Em dia que não sabe ao certo precisar, mas certamente no mês de Novembro, começaram as ameaças: “se não tiveres a massa amanhã tás feito… és mesmo um cromo”. Estes factos foram presenciados pelos colegas Bernardo e Daniela.

As ameaças foram subindo de tom. No dia 10 de Fevereiro, não gostando de um comentário depreciativo de António sobre o seu clube, Bento diz-lhe: “sei onde moras, tens a mania que és o maior, mas não és. Gostas de gozar com os outros mas a mim não gozas… vê lá se tens cuidadinho e não arranjas mais confusão…”.

António optou sempre por não fazer participação de Bento na escola com receio de piores represálias.

Também em casa António nada dizia sobre o que se ia passando na escola. A situação dos pais não era agradável e mais um problema era tudo o que não precisavam.

Mas tudo ia mudando: as dores de cabeça e estômago constantes, a falta às aulas, o maior isolamento, quer em casa, quer na escola, os conflitos com a irmã.

Corolário deste crescente desinteresse provocado pela vivência na escola, o rendimento escolar baixou no 2º período. António começou a ter negativas, notas essas que nunca havia tido.

Mas o pior estava para acontecer, para mal de António, no dia 5 de Março. Bento, ao pé do bar da escola, mais uma vez pediu dinheiro a António que, dessa vez e farto daquela permanente coacção, lhe disse: “não te dou mais dinheiro ó burro, vai chatear outro, deixa-me em paz!”.

Bento reagiu, abeirando-se de António e com dois murros, no estômago e na cara, arrumou a questão. Os colegas nada fizeram.

No mesmo dia, António chegou a casa com o olho negro e com fortes dores de estômago. Aproveitou e contou tudo ao pai e, por telefone, à mãe. O pai acompanhou-o nesse mesmo dia ao Hospital de Santa Maria.

Os pais de António, indignados com toda esta situação, nomeadamente a falta de segurança e de acompanhamento que o seu filho sentiu, escreveram à Direcção da Escola.

António e Bento, desde essa altura, têm acompanhamento psicológico.


As peças processuais do caso de Bullying

As peças processuais (desde a queixa até à contestação do arguido), elaboradas por nós e que servirão de suporte à audiência de julgamento do caso que se realizará no próximo dia 24/03 no tribunal de Gaia, os documentos probatórios do processo e procurações:


Sugestões de Leitura sobre a temática do Bullying

Título: Bullying- Estratégias de sobrevivência para crianças e adultos
Autor: Jane Middelton-Moz e Mary Lee ZawadsKi
Sinopse: As autoras usam como base de trabalho casos reais sobre bullying para trabalhar o cerne da questão. Pode tornar-se uma valiosa ajuda para educadores, na medida em que examina as causas da hostilidade e fornece planos de remediação.

Título: Fenómeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz
Autor: Cleo Fante
Sinopse: O seu ambiente de estudo é a escola, observatório de comportamentos ocultos ou explícitos de violência, pelo que é recomendado a educadores, directores e pais.

Título: Violência na escola - Um guia para pais e professores.
Autor: Caren Ruotti, Renato Alves e Viviane Cubas
Sinopse: O livro apresenta um levantamento das formas assumidas pela violência no quotidiano escolar, resultante da pesquisa desenvolvida no núcleo de Estudos da Violência da USP.
O inventário abrange situações que vão desde os pequenos conflitos, que fazem parte da dinâmica das relações interpessoais, até aos casos extremos de violência. A obra propõe algumas estratégias de resolução de conflitos.

Título: Garota fora de jogo
Autor: Rachel Simon
Sinopse: Durante vários meses a lista dos livros mais vendidos do New York Times aborda a cultura da agressão oculta nas meninas. Para a autora, geralmente os meninos são o alvo de estudo quando se fala de bullying. No entanto, as meninas, apesar de normalmente não deixarem rastos de violência, apresentam no seu comportamento um tipo de agressividade indirecta e dissimulada que se expressa na manipulação e exclusão das vítimas.

Título: Violência nas escolas - Bullying
Autor: Nazaré Barros
Sinopse: No horizonte da autora permanece o desejo e a utopia de uma escola menos violenta, menos agressiva, menos indisciplinada e plena de entusiasmo face às aprendizagens. A obra é um convite ao sonho da escola ideal.

Título: Lidar com o Bullying
Autor: Rosa Serrate
Sinopse: É um manual que pretende fazer chegar aos educadores toda a informação possível sobre o fenómeno. Nele são considerados todos os factores que directa ou indirectamente intervêm nesta problemática, analisando-se o meio familiar, social e educativo. São apresentadas propostas para a criação de bases de desenvolvimento de uma personalidade sadia.

Título: Compreender o Bullying
Autor: Clube do Arco-íris
Sinopse: Esta colecção foi criada para ajudar as crianças pequenas a lidar com situações novas, aborrecidas ou constrangedoras que as afectam ou rodeiam.

Título: A sala de aula sem Bullying
Autor: Allan l. Beane
Sinopse: Este livro apresenta mais de 100 estratégias preventivas e de intervenção que o professor pode utilizar de imediato. Todas elas são fáceis de compreender e de implementar, não requerendo, na maioria dos casos, materiais específicos.

Título: Bullying: Manual anti - agressão.
Autor: Joel Haber
Sinopse: É um guia poderoso, instrutivo e inspirador que ajudará os pais e educadores a detectarem sinais precoces de abuso. Paralelamente sugere um programa anti-bullying para alunos de ambos os géneros e de qualquer grau de ensino com resultados eficazes e duradouros.

Título: Bullying, guerra na escola
Autor: Nora Rodriguez
Sinopse: O livro amplifica aquilo que ainda não é ouvido pela maior parte das pessoas: o murmúrio das paredes das salas de aulas, a dor silenciosa do perseguidor, os queixumes e sofrimento das vítimas, as dúvidas de alguns professores, a confusão dos pais. Apresenta, ainda, um estudo pormenorizado de situações da vida real, objecto de investigação com relato de depoimentos de vítimas e agressores.

Maria José Fontes e Maria José Queirós com os alunos do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação.