Visita de Estudo ao
Museu dos Transportes e Comunicações


De forma a completar a temática de AP/TIC, Tecnologias de Informação e “Comunicação” tornando-a viva, activa e interventiva, foi proporcionada aos alunos do 6ºano do Colégio, na tarde de 10 de Fevereiro de 2009, uma visita de estudo ao Museu dos Transportes e Comunicações localizado no Porto, na zona da Alfândega. Na visita os alunos tiveram oportunidade de conhecer toda a “História dos Transportes” e de participar numa oficina da exposição: “Comunicação do Conhecimento e da Imaginação”.

Esta visita foi planeada pelo Departamento Curricular de Informática AP/TIC, promovendo a interdisciplinaridade com a disciplina de História e Geografia de Portugal.

A exposição “O Automóvel no Espaço e no Tempo”, concebida em estreita colaboração com o Clube Português de Automóveis Antigos, é permanente no Museu e tem como objectivo revelar e interpretar o fenómeno automóvel, relacionando-o com a história socio-económica do século XX.

Nas oficinas subordinadas ao tema: “Comunicação do Conhecimento e da Imaginação”, aproveitando a interactividade da exposição, os alunos participaram em workshops: primeiro as turmas B e D no Estúdio de Rádio, as C e D no Laboratório de Ciências e a turma A no Estúdio da Televisão.

Em cada um destes espaços os alunos puderam dar largas à imaginação, sempre com objectivo de pôr em prática as informações teóricas que receberam.

No Corredor do século XX, foram confrontados com as alterações das relações existentes na família portuguesa, à medida que os meios de comunicação iam evoluindo.

Como testemunho desta tarde proveitosa e bem passada, transcrevemos alguns excertos dos relatórios apresentados por alguns alunos:

“Esta visita foi muito interessante e ajudou-me a compreender a evolução dos transportes e comunicações e a desenvolver a minha cultura geral”.
José Carlos (6º E)

“Adorei esta visita porque me fez perceber a evolução do automóvel e a sua importância na sociedade actual.”
João Cabanas (6º E)

“…. e assim regressamos ao CIC (…) com o ADN de uma banana….”
Solange (6º E)