Design de capas de CD |
![]() |
A Logomarca do Artista Uma logomarca é a imagem que representa
uma empresa, um produto, um serviço. A sua função
é criar uma impressão de memória na mente de um cliente
potencial o que também se aplica aos artistas e bandas musicais.
Procure um bom profissional de design (peça
para ver seus trabalhos anteriores e ver se é bom mesmo) que faça
o serviço completo: desde a elaboração da capa no
computador até a impressão na gráfica pois poupa
trabalho, tempo e dinheiro já que ele já está habituado
com a produção, saberá indicar o trabalho que fica
mais em conta e consegue preços melhores por trabalhar com exclusividade
com as empresas de fotolito e gráficas. Um bom profissional de
design normalmente faz tudo isso, senão, é melhor desconfiar.
Também é necessária uma revisão minuciosa
(e sem preguiça) de todos os textos que entrarão no encarte.
Quando há algum erro e ele passa despercebido na hora da elaboração
pode ter certeza que todos vão reparar depois, então é
melhor cuidar antes. As Fotografias e Imagens O artista deve se preocupar em tirar boas fotografias (com profissionais
especializados, de preferência), pois são inúmeros
os casos em que a capa fica a desejar e o músico se arrepende e
resolve fazer as fotografias todas novamente, gastando o dobro ou mais
se o tivesse feito direito da primeira vez O Mercado A capa do CD é uma poderosa ferramenta de divulgação
e venda, ela influencia (e muito) a opinião do comprador. É
preciso criar uma identidade visual que acompanhe o estilo musical do
artista e de sua obra, surpreender e atrair a atenção desse
comprador. Imagine quantas capas estão lado a lado em uma loja
de CD’s, quantas vezes uma pessoa pode ter ido comprar um título
e acaba levando outros mais por ter sido atraído por uma capa diferente
e atractiva. O artista precisa utilizar esses recursos para divulgar seu
trabalho e conquistar sua posição no mercado da música.
Afinal, o CD é um produto também e seu sucesso depende também
das mesmas técnicas de marketing utilizadas para a promoção
de qualquer outro produto. Algumas decisões precisam ser tomadas
como, por exemplo, os elementos específicos da capa, como tamanho,
formato, materiais, cor, texto, etc. Esses vários elementos devem
funcionar em conjunto para apoiar o posicionamento do produto CD e a estratégia
de marketing. E o layout deve ser coerente com a propaganda, preço
e distribuição. Opinião pessoal A minha opinião pessoal resume-se
apenas ao simples facto de achar que todos estes elementos são
necessários para a criação da capa de um CD. Desde
um bom designer até a atractividade da capa pois se não
existir uma boa capa o artista por esse simples detalhe pode sair prejudicado
devido a teoria pessoal de cada um. |
![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
![]() |