CAPÍTULO
III |
11. | A escola claretiana |
Santo António Maria Claret, Fundador da Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos), interessou-se, de entre outras actividades missionárias, pela educação cristã. Apresenta ideias originais sobre a educação nos seus escritos e nas instituições que criou e dirigiu. Fundou duas Congregações Religiosas às quais confiou o apostolado da educação cristã entre os seus ministérios apostólicos. Os Missionários Claretianos, fiéis ao espírito do seu Fundador querem prestar à sociedade um serviço, oferecendo-lhes um ideal de escola baseado nos Direitos do Homem, na doutrina da Igreja e na própria tradição claretiana. |
A escola claretiana promulgada por Santo António Maria Claret |
Os colégios claretianos inspiram-se na figura de Santo António Maria Claret, tendo em conta:
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Características |
Os Colégios Claretianos consideram como um dever inalienável orientar vocacional e profissionalmente os seus alunos. É um passo importante do processo educativo que há-de levar cada aluno a pôr todas as suas capacidades pessoais, plenamente desenvolvidas, ao serviço de Deus e da sociedade nas diversas profissões e actividades. |
Orientação vocacional e profissional |
12. | Uma educação ao serviço do homem |
A escola é um lugar privilegiado para a promoção do homem, e a sua finalidade é promover o crescimento e a maturidade do aluno em todas as suas dimensões. |
A promoção do homem integral |
De acordo com estes objectivos, no Colégio Internato dos Carvalhos, pretende-se:
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Dimensão bio-psicológica |
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Dimensão social |
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Dimensão transcendente |
Estas três dimensões constituem uma unidade na pessoa humana, que cresce e amadurece através da acção educativa segundo a idade e a situação concreta de cada um. Esta acção implica também os educadores, que, com os alunos e os pais, participam na caminhada comum de formação contínua. |
A acção educativa implica toda a comunidade |
Neste contexto, é preciso ter-se em conta que o desenvolvimento da pessoa se realiza numas coordenadas espácio-temporais concretas, e que o acesso à própria realização integral só é possível a partir da inserção do jovem na sua própria geração e na própria sociedade. |
Inserção na própria sociedade |
13. | Uma educação ética e aberta ao transcendente |
O Colégio Internato dos Carvalhos, como uma instituição educativa, tem a responsabilidade de dar relevo à dimensão ética e religiosa da cultura, com o objectivo de activar o dinamismo espiritual do aluno e ajudá-lo a assumir a liberdade ética, que dimana da liberdade psicológica e simultaneamente a aperfeiçoa. |
Uma dimensão da educação integral |
Por isso, o Colégio Internato dos Carvalhos assume a dimensão ética e transcendente do homem e da humanidade como sendo uma dimensão eminentemente humana e, portanto, como um aspecto que se deve ter em consideração ao promover o crescimento integral do aluno. Nos nossos planos educativos,
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Assim, pois, propomo-nos esclarecer o jovem sobre o mistério do homem e levá-lo a procurar soluções para os principais problemas da nossa época através do conhecimento e da vivência da mensagem de Jesus Cristo. |
A mensagem de Jesus Cristo |
14. | Pomos o acento em alguns valores na perspectiva do Evangelho |
A proposta educativa do Colégio Internato dos Carvalhos inclui uma referência explícita a alguns valores que enformam todo o conceito de homem e o ajudam a interpretar o mundo na linha da fé. Não vamos fazer uma listagem exaustiva, mas queremos realçar alguns valores aos quais o homem de hoje é particularmente sensível. Para os crentes, o Evangelho apresenta-os como necessários. |
Proposta de alguns valores concretos |
Em concreto, referimo-nos aos seguintes valores e atitudes:
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Nesta linha, queremos ainda destacar a vontade de promover a liberdade, a justiça, a solidariedade e a paz, como sendo valores que enriquecem a acção educativa e porque a sua promoção e defesa são urgentes na nossa sociedade. |
Valores mais urgentes na nossa sociedade |
15. | Educamos na liberdade e para a liberdade |
A formação de pessoas livres é um dos objectivos essenciais de toda a educação e um compromisso que nós assumimos. Toda a educação, porém, é orientada por uma determinada concepção de homem. No mundo pluralista de hoje, o Colégio Internato dos Carvalhos orienta-se pela concepção cristã do homem, a qual lhe atribui a mais alta dignidade, a dignidade de filho de Deus, e lhe garante a maior liberdade, a liberdade resgatada pelo sangue de Cristo. |
Um objectivo essencial na educação |
Queremos educar para esta dignidade e para esta liberdade, e para isso:
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Como educamos para a liberdade |
A proposta de uma certa escala de valores, o escalonamento de motivações na actuação das pessoas, o uso de um correcto espírito crítico diante de factos e de situações, o exemplo de coerência na vida e na actuação dos educadores, e a oferta de oportunidades para tomar decisões pessoais, são alguns dos meios que hão-de acompanhar sempre a nossa educação na liberdade e para a liberdade. |
Alguns meios concretos |
16. | Educamos para a justiça e a solidariedade |
Concebemos a justiça como uma exigência da dignidade e da igualdade entre todos os homens como filhos de Deus, e a educação para a justiça e a solidariedade como um fruto da nossa opção de serviço ao homem. Por isso comprometemo-nos a colaborar positivamente na educação para a justiça e a solidariedade, |
Sentido cristão da justiça e da solidariedade |
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Como educamos para a justiça
Como educamos para a solidariedade |
Para os que crêem em Jesus Cristo, o compromisso para a justiça e a solidariedade tem de levá-los a abrir caminhos de fraternidade que lhes permitam ir mais além daquilo que é exigido pelo respeito e pela igualdade entre os homens. |
Uma exigência cristã |
17. | Educamos para a convivência e para a paz |
Os cristãos têm de ser testemunhos daquela fraternidade que desenvolve e consolida o diálogo, a cooperação e a paz entre os homens. Este testemunho é tanto mais urgente quanto mais as tensões e os conflitos ameaçam a própria subsistência da comunidade humana. A escola é um lugar muito adequado para promover a educação para a convivência, e para preparar os alunos para serem defensores e construtores da paz. |
Um compromisso do cristianismo |
Partindo deste pressuposto, queremos
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Pistas para a acção |
Esta atitude de diálogo e de cooperação deve ser um sinal visível na nossa escola. É uma exigência do nosso cristianismo e um repto feito à educação. Assim, todos os membros da Comunidade Educativa estão obrigados a desenvolver a relação cordial entre nós mesmos, com outras escolas, com a comunidade sócio-cultural envolvente e com toda a comunidade humana sem limites geográficos, políticos ou económicos. |
Um sinal visível na nossa escola |