Actividades - A PRODUÇÃO DE VINHO


 

 

Desde os tempos mais remotos, o vinho tem vindo a desempenhar um papel de relevo em quase todas as civilizações. A história da produção de vinho acompanha a história da civilização. Acredita-se que o vinho já era fabricado, no Cáucaso e na Mesopotânia, há 8 mil anos, e há cerca de 4 mil anos na Grécia. No entanto, a transformação do açúcar da uva em álcool só foi compreendida a partir do séc. XIX e foi o Microbiólogo francês Louis Pasteur que demonstrou que a fermentação era promovida não pelos deuses, mas por leveduras. A sequência de reacções que leva à formação do álcool a partir do açúcar só foi demonstrada no séc. XX..

No processo artesanal, as uvas são esmagadas, pisadas em grandes tinas (dornas). O sumo fica a repousar e a fermentação inicia-se. Os produtos finais deste processo são álcool etílico e dióxido de carbono, este último é um gás que levanta as cascas e os pecíolos, formando uma camada grossa e rígida que permite que este processo se desenvolva sem a presença de oxigénio.

No mês de Setembro, na época das vindimas, os alunos do Clube Ciência Viva colheram algumas uvas de uma propriedade agrícola dos Carvalhos e pisaram-nas numa pequena dorna. O sumo ficou a repousar de um dia para o outro e foi decantado obtendo-se um vinho doce com baixo teor alcoólico.


.