Ciclo de Cinema
Há que reconhecer que nem sempre o poder criativo e o espírito de sacrifício dos alunos resulta num produto final que reuna lato consenso e agrado. Foi o caso do Projecto «O Ciclo do cinema», trabalho apresentado pelos alunos do 11º ano do curso de Administração Pública. Na fase embrionária do projecto foram estabelecidos dois objectivos intrínsecos . Eram eles: a criação de um espaço no seio da exposição que proporcionasse momentos de lazer e repouso com a passagem de um ex-libris da 7ª arte, que seria precedida de uma sucinta apresentação mais técnica; e o provocar de situações de confronto, espanto, riso por todo o pavilhão com uma «trupe» de jovens alunos representando velhos ídolos do cinema e do imaginário de cada um de nós. Este propósito foi, de facto, conseguido. A energia e o calor humano foram recíprocos e o divertimento geral. Para relembrar todos aqueles que visitaram a nossa exposição, e para fazer inveja aos outros que, ou uma ou outra razão, não puderam estar presentes, tivemos a visita de personalidades como o rato Mickey e a sua parceira Minie, a agitação de cenas de Westerns bem «Fordeanas» (se me é permitido o neologismo), e dos três irmãos, já falecidos, mas bem divertidos, Grondo, Marpo e Chico Marx, entre outros.Quanto à primeira parte do trabalho, não teve realmente grande aceitação por parte dos visitantes. Tendo sido mal pensado o espaço e o tempo para a apresentação dos filmes, as sessões estiveram sempre longe da lotação máxima, e, por vezes, nem os prémios atribuídos ao espectador mais atento e perspicaz de cada sessão fizeram com que alunos e restante comunidade educativa ficassem a ver o filme até ao «casting» final. As sessões desenrolaram-se de 2ª a 5ª feira, com a passagem de filmes como «Pamplinas Maquinista» de Buster Kecton, «Amiki Bobó», de Manuel de Oliveira e «A Desaparecida», este último de Jonh Ford.
De realçar ainda foi o constante contacto entre os alunos e professores reponsáveis pelo «Ciclo de Cinema», o que contribuiu sem dúvida para o comungar de ideias e para o estreitar de relações. A agradecer, portanto, os excelentes contributos dos professores Maria Edite, Ana Lopes e Pedro Gonçalves.
Que fique a tentativa de enriquecimento e de contributo por parte dos alunos desta turma e que, para o ano, façamos mais e melhor.