ENSINO BÁSICO


O ensino ministrado no Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) ajusta-se à legislação em vigor e às orientações emanadas do Ministério da Educação, através da seguinte organização escolar:

Ensino Básico, 2º e 3º ciclos (+ info).

 


 



O Colégio segue os planos de estudo nacionais.
No 3º ciclo, o modelo de funcionamento do Colégio consiste na formação geral e na formação científica, que seguem os programas nacionais. O CIC possui, igualmente, uma formação da área de descoberta e uma formação complementar de oferta de escola, com programas próprios.

A lecionação e os serviços facultativos prestados no Ensino Básico são a expensas dos Encarregados de Educação.

O «Contrato Simples» é um apoio do Estado ao qual famílias mais carenciadas se podem candidatar.

A oferta CIC ao nível do Ensino Básico
está assente em dois níveis:

 


 


 



2º CICLO

 


SER ACOLHIDO PELA COMUNIDADE – CONHECER E SER CONHECIDO.

Os nossos alunos têm acesso a um vasto patrímónio cultural: Artes, Ciências , Comunicação com o mundo, História, Letras, Tecnologias. Evidenciamos a existência de grupos de aprendizagem diferenciados e disponibilizamos todos os meios e recursos de apoio ao estudo. Implementamos técnicas de diagnóstico e de acompanhamento psicopedagógico especializado.

 



3º CICLO

 


ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E DE LIBERDADE. PERCEBER O EU E O OUTRO.

Disponibilizamos um conjunto de seis áreas de ensino-aprendizagem – Artes, Ciências, Cultura e Responsabilidade Social, Economia e Gestão, Humanidades, Tecnologias – pautadas por métodos ativos, pelo ensino experimental e pela ênfase na organização do trabalho escolar em projetos.

 


 



A lecionação e os serviços facultativos, prestados no Ensino Básico, são a expensas dos Encarregados de Educação e colocam à disposição um conjunto de valências complementares, sem encargos extra:

 




Horário de funcionamento das 07h30 às 20h.
Entre as 17h30 e as 19h, os alunos que desejarem poderão permanecer na Biblioteca;

Apoio ao estudo, com a presença de professores, entre as 16h30 e as 17h30;

Speaking Time – desenvolvimento da componente oral da língua inglesa, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade;

Oficinas de Artes e Multimédia, no 5.º ano, com o objetivo de desenvolver competências espaciais, musicais, corporal – cinestésicas (áreas: representação, dança, música, artes visuais e multimédia);

Oficina de Letras e Números, para os alunos do 6º ao 9º ano;

Apoio individualizado e especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais;


Projeto curricular de complemento à formação humana de todos
os alunos do 5º ao 9º ano, a decorrer um tempo letivo por semana;

Acompanhamento de Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional;

Utilização de laboratórios, auditório e biblioteca;


Oferta curricular própria que inclui workshop's nas áreas de artes, ciências, cultura e responsabilidade social, economia e gestão, humanidades e tecnologias, entre outras. Trata-se de uma área curricular nova de descoberta pessoal e vocacional, destinada a alunos do 7º ao 9º ano;




CICSkills _ Certificado extracurricular onde constam as competências humanas, desenvolvidas pelo aluno, e que se afigura cada vez mais importante e diferenciador;

Seguro escolar;

Primeira via do cartão de aluno;

Testes e fotocópias de apoio às aulas quando requisitados pelo professor;

Matrículas com condições especiais para grupos (ver preçário);





 


SERVIÇOS E PREÇÁRIO 2017/18

 


 


 






 


FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO

 


 








 






 


NOTÍCIAS

 


E NÃO É QUE DEMOS 15 LITROS DE SANGUE!

Ser dador é transcendermo-nos para salvar vidas, é muito mais que um ato solidário, é um ato de cidadania e de responsabilidade civil que devia ser replicado ao longo da vida.

PALESTRA COM APLV - ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE LIMITADOS DA VOZ

No dia 23 de março de 2018, no âmbito da disciplina de Área de Descoberta, o 8.º C convidou “velhos amigos” que connosco têm colaborado, dando testemunho do trabalho voluntário e na sensibilização dos mais jovens.







 


TESTEMUNHOS

 


ENRIQUECEDORA

Experiência única. Fui aluno interno e aprendi muito nesta instituição. Todo o meu sucesso é devido à minha passagem por aqui, além de ter sido uma experiência que certamente recordarei para o resto da vida.

Manuel João Esteves Alves Fernandes
Engenharia Eletrotecnica

O MELHOR QUE ME PODIA TER ACONTECIDO.

Fui aluno interno nos 3 anos do Secundário. Desde direcção, professores, prefeitos, colegas, o meu velho quarto, tudo me deixa uma eterna saudade. O meu avô também frequentou o CIC nos anos 30, e é algo que nos corre no sangue e que transmitiremos aos nossos descendentes, embora só compreenda quem passou por lá.

Miguel Alexandre Roque Monteir
Marketeer




PROJETOS INOVADORES

 


Image

 


Image

 


Image