ENSINO BÁSICO


O ensino ministrado no Colégio Internato dos Carvalhos (CIC) ajusta-se à legislação em vigor e às orientações emanadas do Ministério da Educação, através da seguinte organização escolar:

Ensino Básico, 2º e 3º ciclos (+ info).

 


 



O Colégio segue os planos de estudo nacionais.
No 3º ciclo, o modelo de funcionamento do Colégio consiste na formação geral e na formação científica, que seguem os programas nacionais. O CIC possui, igualmente, uma formação da área de descoberta e uma formação complementar de oferta de escola, com programas próprios.

A lecionação e os serviços facultativos prestados no Ensino Básico são a expensas dos Encarregados de Educação.

O «Contrato Simples» é um apoio do Estado ao qual famílias mais carenciadas se podem candidatar.

A oferta CIC ao nível do Ensino Básico
está assente em dois níveis:

 


 


 



2º CICLO

 


SER ACOLHIDO PELA COMUNIDADE – CONHECER E SER CONHECIDO.

Os nossos alunos têm acesso a um vasto patrímónio cultural: Artes, Ciências , Comunicação com o mundo, História, Letras, Tecnologias. Evidenciamos a existência de grupos de aprendizagem diferenciados e disponibilizamos todos os meios e recursos de apoio ao estudo. Implementamos técnicas de diagnóstico e de acompanhamento psicopedagógico especializado.

 



3º CICLO

 


ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E DE LIBERDADE. PERCEBER O EU E O OUTRO.

Disponibilizamos um conjunto de seis áreas de ensino-aprendizagem – Artes, Ciências, Cultura e Responsabilidade Social, Economia e Gestão, Humanidades, Tecnologias – pautadas por métodos ativos, pelo ensino experimental e pela ênfase na organização do trabalho escolar em projetos.

 


 



A lecionação e os serviços facultativos, prestados no Ensino Básico, são a expensas dos Encarregados de Educação e colocam à disposição um conjunto de valências complementares, sem encargos extra:

 




Horário de funcionamento das 07h30 às 20h.
Entre as 17h30 e as 19h, os alunos que desejarem poderão permanecer na Biblioteca;

Apoio ao estudo, com a presença de professores, entre as 16h30 e as 17h30;

Speaking Time – desenvolvimento da componente oral da língua inglesa, do 5.º ao 8.º ano de escolaridade;

Oficinas de Artes e Multimédia, no 5.º ano, com o objetivo de desenvolver competências espaciais, musicais, corporal – cinestésicas (áreas: representação, dança, música, artes visuais e multimédia);

Oficina de Letras e Números, para os alunos do 6º ao 9º ano;

Apoio individualizado e especializado a alunos com Necessidades Educativas Especiais;


Projeto curricular de complemento à formação humana de todos
os alunos do 5º ao 9º ano, a decorrer um tempo letivo por semana;

Acompanhamento de Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional;

Utilização de laboratórios, auditório e biblioteca;


Oferta curricular própria que inclui workshop's nas áreas de artes, ciências, cultura e responsabilidade social, economia e gestão, humanidades e tecnologias, entre outras. Trata-se de uma área curricular nova de descoberta pessoal e vocacional, destinada a alunos do 7º ao 9º ano;




CICSkills _ Certificado extracurricular onde constam as competências humanas, desenvolvidas pelo aluno, e que se afigura cada vez mais importante e diferenciador;

Seguro escolar;

Primeira via do cartão de aluno;

Testes e fotocópias de apoio às aulas quando requisitados pelo professor;

Matrículas com condições especiais para grupos (ver preçário);





 


SERVIÇOS E PREÇÁRIO 2017/18

 


 


 






 


FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO

 


 








 






 


NOTÍCIAS

 


CICBOLSA 2018

Os alunos do 11.º ano do Curso de Contabilidade e Gestão e o Grupo Disciplinar de Ciências Económicas e Contabilísticas estão a organizar um jogo que consiste numa simulação de Bolsa de Valores.

VOLEIBOL - RESUMO DA JORNADA

No dia 13 de outubro, a equipa de voleibol do escalão juvenis teve o seu primeiro confronto do campeonato contra a equipa de Leixões, na Nave de Leixões.







 


TESTEMUNHOS

 


A EXPERIÊNCIA MAIS MARCANTE NO MEU PERCURSO ACADÉMICO.

Foram 3 anos muitos especiais na minha vida. Foi nesta fase que criei mais laços com outras pessoas e esses laços ainda se mantêm. Tudo foi especial: a exigência, o espaço, os colegas todo o pessoal docente não docente. A minha maneiro de ser foi claramente moldada pelas aprendizagens que o Colégio me transmitiu.

Pedro Filipe da Silva Almeida
Agile Coach

UMA COMUNIDADE ACOLHEDORA

Foi aqui que cresci para tudo. Uma comunidade acolhedora. Um local que aconselho. Hoje comigo tenho a lembrança de muitos momentos. Momentos de tudo e a nostalgia aumenta.

Bebiana Rute Teixeira Marques




PROJETOS INOVADORES

 


Image

 


Image

 


Image