GaiaMUN 2020 – “ONLINE”

Pel´ O Clube Internacional do CIC
Matilde Silva, do 12.º LR
31/07/2020

Este ano, o GaiaMUN decorreu “online”. Apesar das complicadas circunstâncias e de a conferência original ter sido cancelada, uma versão mais tardia, simplificada e “online” da conferência realizou-se no passado dia 24 de julho (sexta-feira), utilizando-se a plataforma “Webex”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

AO evento foi organizado pelos alunos do Clube Internacional do Colégio Internato dos Carvalhos, dirigidos pela professora Maria Emília Macedo, e em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, contando com a participação de várias escolas a nível local e multinacional.


Apesar da ausência, por razões de alteração de agenda de última hora, do “Guest Speaker”, Prof. Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Gaia, a sessão de debate realizou-se sem altercações (excetuando uns problemas técnicos menores) e, mesmo tendo sido uma experiência sem precedentes, foi um fiel tributo às anteriores conferências organizadas por este grupo de alunos, para os quais esta foi também a última, enquanto alunos do ensino secundário.


Os temas debatidos foram a reconstrução da sociedade depois da pandemia e a ressurgência de regimes totalitários (“The question of rebuilding societies in the wake of the Covid-19 pandemic”; “The question of preventing the rise of totalitarian and authoritarian regimes”), que os nossos delegados, os menos e os mais experientes, souberam abordar com dedicação e maturidade.


Em geral, foi uma conferência produtiva e educativa, mesmo tendo o novo formato trazido os seus próprios obstáculos a ultrapassar. As limitações dos tempos atuais e a simplificação consequente da conferência deixou, de facto, um sabor agridoce à experiência, mas não foi por isso que a equipa do GaiaMUN 2020 deixou de fazer um projeto de que se pode orgulhar.


E assim fica para a História esta conferência particular, o primeiro MUN “online” em Portugal, que, decerto, abrirá caminho a novas experiências e a novas formas de comunicar e aprender!

 


Pel’ O Clube Internacional do CIC
Matilde Silva, do 12.º LR

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS