O Jogo teatral na atividade docente - testemunho do grupo

LIPCIC
16/05/2019

No passado dia 3 de maio, um grupo de professores do CIC participou num encontro intitulado “O jogo teatral na atividade docente - trabalho de grupo”.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foi uma tarde bastante animada e, na nossa opinião de participantes, muito produtiva e construtiva, não só a nível pessoal, mas também profissional. Foi-nos apresentada uma atividade dinâmica, fluida e original, composta por múltiplas tarefas individuais que, depois de justapostas e integradas num conjunto livre – com poucas regras e imposições –, originaram uma pequena história com sentido.


Achamos que toda esta experiência pode ser transportada para a atividade docente, no sentido em que toda e qualquer contribuição dos alunos pode dar lugar a uma experiência significativa de aprendizagem com cariz lúdico e ao sabor das qualidades e pontos fortes de cada aluno. Percebemos que, através de pequenos atos, como divisões simples de conhecimentos, podemos conseguir resultados bastante positivos e motivadores nos nossos alunos. A necessidade de atualizar conhecimentos e identificar dificuldades na sala de aula com o intuito de estabelecer ligações e analisar comportamentos é uma das lições a tirar. Aprofundamos ainda procedimentos comuns e a sua integração nas diversas manifestações do dia a dia. Efetivamente, a sala de aula tem de ser encarada como um lugar seguro de experimentação e de mostra do que cada um tem de melhor.


Resumindo, podemos dizer que foram desenvolvidas competências de qualidade.



Pelo LIPCIC,
O(A)s Professore(a)s:
Ana Gonçalves,
Diana Paupério,
Elisabeth Couto e
Filipe Coutinho2 

 

GALERIA DE IMAGENS