JUNTOS, CONSTRUÍMOS PROJETOS DE VIDA COM SENTIDO- RECEÇÃO AOS ALUNOS DO 10.º ANO DOS CURSOS CIENTÍFICO TECNOLÓGICOS COM PLANOS PRÓPRIOS

CIC
07/09/2018

Quando recebemos os novos alunos, fazemo-lo com imensa alegria e com grande expectativa, pois iniciamos, JUNTOS, uma “construção”, é o início de um novo caminho, no qual sentimos, desde o primeiro momento, que não caminhamos nem construímos sozinhos.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Foi com este espírito que o Colégio Internato dos Carvalhos recebeu, nos dias 6 e 7 de setembro, os alunos do 10.º ano dos cursos científico tecnológicos com planos próprios.

A primeira palavra de boas-vindas foi dada ainda no átrio do Colégio. De seguida, os alunos foram encaminhados para o espaço de convívio onde foram recebidos pelos elementos da Direção Pedagógica.

Neste momento, para além das boas-vindas, foram formulados votos dos maiores sucessos, manifestada a disponibilidade da Direção Pedagógica para escutar os alunos e os ajudar a crescer, não só na componente técnica e científica, mas também na formação do caráter, pois o Colégio Internato dos Carvalhos, para além da transmissão de conhecimentos, dá especial importância à formação humana, fator cada vez mais diferenciador na sociedade contemporânea.

Seguidamente, realizaram-se várias dinâmicas de grupo, promovidas pelo Gabinete de Psicologia e/ou Orientador SER+, com o objetivo de promover o heteroconhecimento entre todos, após cada turma ter sido encaminhada para uma sala, espaço onde se desenvolveram as atividades.

Depois do intervalo do lanche, desta feita no Pavilhão Gimnodesportivo, realizou-se uma outra atividade promovida pelo Grupo Disciplinar de Educação Física e Desporto - mais um contributo para o fortalecimento de laços entre os alunos, assim como para o início de um novo caminho em alegria, convívio e partilha.

Depois do almoço, também ele diferente, a parte de tarde foi preenchida com a apresentação das atividades do Grupo Desportivo do Colégio Internato dos Carvalhos. Deste modo, todos os novos alunos puderam experimentar as diferentes valências do Grupo Desportivo do CIC, quer de âmbito desportivo quer musical.

Efetivamente, a forma como recebemos os novos alunos diz muito do papel central que os mesmos ocupam na nossa ação educativa. Esperemos que a riqueza de oportunidades oferecidas aos nossos jovens os ajude a desenvolver, de forma equilibrada, capacidades e talentos nos domínios cognitivo, afetivo, social, profissional, ético e espiritual.

Somos seres em construção, todos temos a capacidade de melhorar, basta aproveitar as oportunidades e querermos ser protagonistas da nossa educação, tal como dizia o Diretor Pedagógico, Dr. José Pedrosa, “nunca se podem esquecer de que, para obterem bons resultados académicos, têm de se empenhar na vossa educação, tal desiderato só é conseguido com esforço, empenho e dedicação”.

Após os docentes e não docentes terem iniciado o ano letivo 2018/19, só faltava mesmo a chegada dos alunos - a razão de ser da nossa missão educativa.

No próximo dia 10, iniciar-se-ão as aulas para todos os alunos do Colégio Internato dos Carvalhos.

Queremos ser melhores a cada dia que passa, sermos uma escola que ensina, que forma, e, fundamentalmente, uma escola que inspira os jovens na construção do seu projeto de vida, pois, desta forma, o Colégio Internato dos Carvalhos continuará a fazer a diferença na vida de todos os que por cá passam.

Após estes primeiros momentos de arranque do ano letivo, em que todos somos “um tijolo imprescindível nesta Construção”, estamos convictos de que continuaremos a ser uma Escola de referência a nível nacional, na senda de que, “como outras, somos uma escola, mas não somos uma escola como as outras”.

Votos de um excelente ano letivo para toda a Comunidade Educativa do CIC.


CIC 

 

GALERIA DE IMAGENS