"Printemps Littéraire Brésilien" no CIC

Marisa Carvalho, do 11.º LR (vc)
30/05/2019

Na segunda-feira passada, dia 27 de maio, os alunos das turmas da área das Ciências Sociais e Humanas (10.º H1, H2 e H3 e 11.º e 12.º AJ, LR e PT) tiveram a oportunidade de participar no festival “Printemps Littéraire Brésilien” (Primavera Literária Brasileira), sob a temática "A Aventura da Literatura Brasileira".

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta iniciativa, da autoria do professor de Literatura Brasileira na Universidade da Sorbonne (Paris) desde 2014, Leonardo Tonus, consistiu na realização de palestras com a apresentação de escritores brasileiros que, além de uma pequena biografia pessoal, se disponibilizam a dar informações sobre as suas obras e estilo de escrita, acerca das suas vivências e experiências literárias, bem assim como a responder a qualquer pergunta apresentada pelo auditório.

 

Nesta edição do festival que se realizou no Colégio Internato dos Carvalhos (CIC), no Auditório Claret, por intermédio da ex-aluna do CIC Andreia Cunha, do Curso de Património e Turismo, e atual estudante na Universidade da Sorbonne, estiveram presentes os escritores Marcelino Freire, que surpreendeu toda a plateia com uma interpretação expressiva de um excerto da sua obra “Contos negreiros”; Alê Motta, uma escritora de microcontos que combinam, em perfeito equilíbrio, um cariz sinistro e uma boa dose de humor negro; Maria Esther Maciel, que foi capaz de conjugar o seu amor por animais com o seu amor pela escrita poética; e Andrea Nunes, que, sendo Procuradora de Justiça, pretende também encontrar e denunciar os atentados à Justiça nos romances policiais que escreve.

 

Tendo cada um, à sua maneira, uma história para contar, não só através das suas obras, como também dos seus discursos, os escritores conseguiram despertar a atenção dos alunos que, certamente, saíram da atividade de coração cheio e com o seu amor reforçado pela leitura, pela escrita e pela literatura.

 

De facto, é natural que a literatura leve quem a procura a viajar por lugares inimagináveis, aos quais não se pode chegar sem ser através das páginas de um livro, mas o mais interessante da “Printemps Littéraire Brésilien” foi ter promovido um tipo de viagem muito diferente. Aqui, foi a literatura que veio ter com os alunos, envolvendo-os por completo.

 

Seguramente, foi eficaz para lhes despertar o interesse pela leitura, particularmente a brasileira, porque, mesmo antes de eles a terem de procurar, a literatura encontrou-os primeiro.

 


Marisa Carvalho, do 11.º LR (vc)

 

 

GALERIA DE IMAGENS