DIA MUNDIAL DA MÚSICA – 1 de Outubro

CIC
02/10/2018

No dia 1 de Outubro, celebra-se o Dia Mundial da Música. Esta efeméride foi singelamente assinalada durante o intervalo da manhã, das 10h35 às 10h55, durante o período de almoço e no intervalo da tarde, das 16h20 às 16h35...

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Esta efeméride foi singelamente assinalada durante o intervalo da manhã, das 10h35 às 10h55, durante o período de almoço e no intervalo da tarde, das 16h20 às 16h35 com a difusão de músicas em voga com o apoio dos alunos do Ateliê de Luz e Som, sob a supervisão do eng.º Jonny Alves e eng.º Manuel Domingos.

Historicamente, a data para a sua celebração foi instituída em 1975 pelo “International Music Council”, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música, tendo como principais objetivos: promover a arte musical em todos os setores da sociedade; divulgar a diversidade musical; e sensibilizar para os ideais da UNESCO como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Assim, neste dia, há vários concertos em todo o país – muitos dos quais são de entrada livre, de forma a comemorá-lo, pois a música é, também, uma forma de unir as pessoas do mundo e é considerada como um alimento para a alma. Daí, algumas célebres e interessantes frases sobre música e a sua importância impactante que se transcrevem (cf. <https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-musica/>):

«A parte boa da música é que, quando ela te atinge, não sentes dor alguma» (Bob Marley); «A música não mente. Se há algo que tem de ser mudado neste mundo, apenas poderá acontecer através da música» (Jimi Hendrix); «A vida, sem música, seria um erro» (Friedrich Nietzsche); «A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas» (Bono); «Onde as palavras falham, a música fala» (Hans Christian Andersen) e «A música é uma forma de arte que transcende a linguagem» (Herbie Hancock).

Por isso, sendo, igualmente, o Dia do Leitor de CD, mais do que “dar música”, escute (boa) Música!



CIC

 

 

GALERIA DE IMAGENS