UM LIVRO POR SEMANA: A Costa dos Murmúrios

Sugestão de Diana Oliveira
07/01/2019

Em “A Costa dos Murmúrios”, é relatado e descrito um romance iniciado em Lisboa que prosseguiu na costa aricana, no início dos anos 70. Devido à diversidade de temas e subtemas que a obra aborda, o livro ganhou destaque a nível internacional.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Independentemente desta obra estar classificada como um romance visto que o tema principal é o amor e podemos comprová-lo através dos seguintes subtemas: o casamento entre Evita e o alferes Alex; a dupla traição por parte de Evita e Helena, perante os seus maridos e as respetivas consequências. Existe, também, um tema que entra em contraste com o romance, refiro-me à Guerra Colonial sobre a qual obtemos diversas referências, nomeadamente a farsa da oposição na guerra, na qual passavam falsas notícias aos “media” e os desacatos sociais entre os “blacks”.


Por um lado, dado que, atualmente, possuímos uma mente mais aberta ao desenvolvimento decorrente, este livro, de certa forma, faz criar uma revolta no que é dito, pois, em algumas partes, fiquei com a ideia de que se tratava de uma sociedade machista, racista, mundanal, opressiva e dissimulada, por parte do povo branco relativamente aos “blacks”. Por outro lado, conheci duas histórias de amor com muitos pontos em comum.


É um livro que se contrapõe à atualidade e se torna profundamente indicado a amantes de Romances e História. Se quiser saber mais sobre o porquê de seguirem protócolos idênticos, a necessidade de uma falsa guerra, o desfecho das traições e muito mais, aconselho-o/a a ler este livro. Não fique apenas pela imaginação.


Título: “A Costa dos Murmúrios”
Autor: Lídia Jorge
Editora: Dom Quixote
Modo/género literário: Narrativo/Romance

 

Sugestão de leitura da aluna Diana Oliveira, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS