UM LIVRO POR SEMANA: A Queda dum Anjo

Sugestão da aluna Rafaela Ribeiro Silva
07/09/2018

Eu escolhi esta obra A Queda dum Anjo, da autoria de Camilo Castelo Branco, pois o título cativou-me para a sua leitura e o tema do livro suscitou-me bastante interesse.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

A história deste livro centra-se na vida de Calisto Elói de Barbuda, um fidalgo português casado com sua prima por conveniência, Teodora de Figueiroa. Vivia na aldeia de Caçarelhos. No entanto, foi eleito deputado e mudou-se para Lisboa. Entretanto, fica a conhecer as diferenças entre a sua localidade originária com a capital que possui outros luxos. Assim, no seu cargo político, demonstra as suas opiniões perante os restantes deputados nos seus discursos e mentalidade, mas é considerado corrupto. Nesta situação, conhece Adelaide, uma jovem pela qual se apaixona.

Todavia, é rejeitado por já ser casado. Calisto, que recebia cartas da sua esposa saudosa e preocupada, ignora-as agravando o estado da mesma. Mais tarde, Ifinégia, que era viúva de um general do Brasil, procura familiares da parte do falecido marido e encontra Calisto que a acolhe e tornam-se amantes. O protagonista retorna a Caçarelhos a pedido de Brás de Lobato para evitar escândalos. Porém, volta para a cidade três dias depois. A sua esposa ainda o procura, mas ele já tinha viajado para Paris com a sua amada. Assim, Teodora, que ficou desolada, encontra conforto em Lopo de Gamboa, seu primo e têm um relacionamento.

Desta maneira, apreciei o livro graças ao desenlace da história ser cativante facilitando a continuidade da leitura. Os acontecimentos são retratados com bastante pormenorização, o que revela o talento do escritor. Nas páginas iniciais, há uma introdução realizada por Maria de Santa Cruz, o que me beneficiou com informações sobre a biografia do autor e da história em si. O livro não é extenso e está dividido entre 37 capítulos. No entanto, o único aspeto negativo que apresento é a linguagem que não era acessível e tive dificuldade em entender algum vocabulário.

Em conclusão, eu recomendo a leitura desta obra pelo seu carácter emotivo e por relatar as políticas, estilos de vida e mentalidades presentes na sociedade portuguesa do século XIX.

Nome: A Queda dum Anjo
Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: Editora Ulisseia
Modo/género literário: Narrativo/Romance


Sugestão de leitura da aluna Rafaela Ribeiro Silva, do 10.º H2

 

GALERIA DE IMAGENS