IPhO 2018 Lisboa

Prof. José Gama
07/09/2018

Realizaram-se em Lisboa, de 21 a 29 de julho, as Olimpíadas Internacionais da Física. Estas Olimpíadas concretizaram-se pela primeira vez na Polónia, em 1967, com 5 países e 15 alunos, tendo vindo a crescer de ano para ano.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Este ano, foram organizadas pela Sociedade Portuguesa de Física com a participação de 87 países e com cerca de 400 alunos.

Atividades como as Olimpíadas da Física, que envolvem, de forma alargada, a comunidade escolar, têm contribuído muito para divulgar a Ciência e procurar novos talentos.

Para além dos alunos, o evento contou com mais 400 participantes, entre professores “Team leaders” e “Observadores”. Cada país tinha um jovem guia, voluntário, na maioria jovens universitários portugueses. Para além disso, houve todo um “staff” que tornou possível a sua realização. No total, estiveram envolvidas cerca de 1000 pessoas. Todo o programa e detalhes podem ser consultados “on-line” em ipho2018.pt. Para além de duas provas, uma prática e outra teórica, de cinco horas cada, os alunos e professores visitantes tiveram oportunidade de conhecer alguns lugares emblemáticos do nosso país e visitar vários museus e monumentos relativos à nossa cultura e História.

A sociedade Portuguesa de Física solicitou ao Diretor Pedagógico do Colégio dos Carvalhos, Dr. José Pedrosa, a colaboração e presença do Professor José Gama neste acontecimento para fazer parte do “staff”, solicitação essa que foi prontamente atendida.

Assim, o professor José Gama, que tem já alguma experiência na preparação de alunos para Olimpíadas e já participou em outras edições como professor “Observador”, esteve presente, previamente, nos preparativos para a receção das comitivas e durante as atividades. O seu trabalho consistiu principalmente em registar fotograficamente quase todos os eventos ocorridos, pois, em alguns momentos, havia mais do que um a ocorrer. Essas imagens eram, depois em colaboração com jornalistas, selecionadas e editadas para serem usadas na revista “Nonius”, que, todos os dias das Olimpíadas, foi editada e publicada em papel e em formato digital.

Para além disso, foi também responsável pela seleção e envio de fotografias para as várias entidades que patrocinaram o evento, como o Ministério da Educação e da Ciência, Câmaras Municipais de Oeiras e Alcobaça, entre outras, para serem usadas nos jornais, respetivos sítios da internet e redes sociais. Para além deste trabalho, colaborou nas atividades, sempre que necessário, como relações públicas, guia turístico, etc.

Todo o trabalho fotográfico realizado pelo professor Gama pode ser visto neste sítio. Nas redes sociais, o trabalho pode ser visto no Facebook e Instagram.

Na sessão de encerramento e entrega de medalhas, que decorreu no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o trabalho do professor Gama foi usado para fazer um vídeo que pode ser visto em baixo, que foi apresentado em tês partes durante a sessão.

Na parte final da sessão de encerramento, o responsável máximo deste evento, o Doutor José António Paixão, deixou publicamente o agradecimento pelo trabalho realizado pelo professor Gama, o que muito o honrou.

O professor José Gama quer também deixar um agradecimento ao Colégio Internato dos Carvalhos e, em particular, ao seu Diretor Pedagógico pela sua pronta aprovação da sua presença nestas Olimpíadas. Deixa, ainda por último, uma garantia de tudo fazer para que, no próximo ano, em Telavive, Israel, o aluno Francisco Amorim, do 12.º QA, que está pré-selecionado, esteja presente nas Olimpíadas de 2019.


Prof. José Gama

 

GALERIA DE IMAGENS