Visita de Estudo à Casa de Camilo

Redação: Marisa Carvalho e Ana Barbosa.
Fotografia: Catarina Lima e Joana Tavares
10/01/2019

Esta visita guiada à casa de Camilo Castelo Branco, planeada e posta em prática pelo Grupo Disciplinar de Línguas Românicas, não poderia ter vindo em melhor altura.

blueimp Gallery
Veja todas as imagens na GALERIA DE IMAGENS disponível no fim desta página.

 

Depois da viagem ao século XIX que os alunos do 11.º ano de Assessoria Jurídica e Documentação (AJ), de Línguas e Relações Empresariais (LR) e de Património e Turismo (PT) fizeram no passado dia 9 de janeiro, certamente que o estudo de "Amor de Perdição" na disciplina de Português se vai tornar mais interessante e dinâmico.


Na verdade, esta visita guiada à casa de Camilo Castelo Branco, planeada e posta em prática pelo Grupo Disciplinar de Línguas Românicas, não poderia ter vindo em melhor altura. Os alunos do 11.º ano dos cursos de Humanidades que começam agora o seu estudo sobre a corrente literária do Ultrarromantismo vão ter o seu conhecimento enriquecido por esta experiência que lhes deu a oportunidade de experimentar o "locus horrendus" da casa que tanto inspirou Camilo nos seus romances e novelas - a paisagem agreste e rural e o gosto pela noite (personificação da morte).


Relativamente à atividade extracurricular propriamente dita, as turmas foram divididas em dois grupos, sendo que um deles, orientado pelo professor Pedro Figueiredo, foi ver o documentário “Camilo e Outras Vozes” no auditório do Centro de Estudos Camilianos, antes de partir para uma breve visita à casa do escritor. Enquanto isso, as turmas LR e PT, acompanhadas pelos professores Lígia Campos e Fernando Carvalho, participaram numa "tour" mais aprofundada da Casa-Museu de Camilo Castelo Branco. Ainda que não tenham tido a hipótese de ver o documentário como os seus colegas, ficaram igualmente elucidados sobre as condições em que viviam o escritor e a sua família, bem como as suas histórias de vida - desde o adultério de Camilo e Ana Plácido, o processo legal desencadeado por Pinheiro Alves (seu esposo), passando pela doença mental de Jorge (fruto desta longa relação entre o par romântico) até ao suicídio do autor de "Memórias do Cárcere" por motivos de cegueira.


A destacar estão ainda as divisões mais importantes da casa de Camilo - o escritório onde concebeu a maior parte da sua obra e a sala onde deu um fim à sua vida - e as histórias que os guias contaram sobre este grande homem (não em tamanho, mas em espírito e talento) - o seu sentido de humor, o seu espírito crítico, os seus hábitos tão comuns quanto os nossos e o seu idioleto (com demonstrações concretas dos seus poemas e de excertos das suas obras em prosa).


Em suma, esta foi uma viagem inteiramente pedagógica (já que levou os alunos a aprenderem mais sobre a história da literatura nacional e sobre Camilo). Também, não deixou de ser muito agradável sob o prisma do entretenimento.

 

Redação das alunas Marisa Carvalho e Ana Barbosa, do11.º LR
Fotografia das alunas Catarina Lima e Joana Tavares, do 11.º PT

 

 

GALERIA DE IMAGENS