PALAVRAS NUTRIDAS: Que iogurte devo escolher?

Marta Rocha – 2111N
26-02-2018

São umas das opções que encontramos diariamente na alimentação de um grande número de pessoas desde as crianças aos idosos. Mas serão uma boa opção?

Rubrica GOVCIC 02 de Março de 20
 
Rubrica
Palavras Nutridas
26 de fevereiro de 2018



 

 



Que iogurte devo escolher?

 

São umas das opções que encontramos diariamente na alimentação de um grande número de pessoas desde as crianças aos idosos. Mas serão uma boa opção?

A resposta é sim, salvaguardando algumas exceções. Devemos ter presente que os iogurtes naturais não açucarados são as melhores opções (para quem não gosta, juntar fruta é uma boa estratégia). Contudo, há alguns aspetos a ter em conta no momento da compra:

  • Valor calórico – varia de cerca de 60 kcal a mais de 180 kcal (iogurtes gregos ou com chocolates ou cereais);
  • Teor em açúcares – para além do açúcar presente naturalmente no leite, muitos iogurtes têm açúcares adicionados chegando a atingir cerca de 20g (cerca de 3 pacotes de açúcar). Como alternativa ao açúcar e de forma a diminuir o valor calórico do mesmo, as marcas utilizam os adoçantes;
  • Teor em gordura – os iogurtes gregos são os mais ricos em gordura;
  • Aditivos – neste grupo, salientam-se os corantes. Como exemplo da sua utilização, encontramos os iogurtes de morango: os morangos perdem a cor nos processos utilizados no fabrico dos iogurtes, os quais recorrem altas temperaturas. Sendo assim, de onde virá a cor rosa que vemos? :)

 

Marta Rocha – 2111N
Foto: Pixabay