UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
quarta-feira, 15 de Agosto de 2018 - 23:47
17 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

FÉRIAS CIC 2018 – Quarta semana


Última visita ao parque aquático de Amarante das FÉRIAS CIC 2018!

Daí a impaciência registada logo cedo, ainda antes das nove horas da manhã: "Professor, quando é que vamos?"

O dia estava agradável, com muito Sol e temperatura convidativa à água!

Todos os alunos seguiram os procedimentos habituais com grande tranquilidade: a distribuição dos lanches, a entrada, a escolha do local para colocar as toalhas e "aqui vai disto"..., mergulhos na piscina, escorregas apetitosos, desafios entre colegas para a descida mais rápida e assim se passou a manhã.

A hora de almoçar obrigou a uma paragem nas toalhas para saciar a fome ou, simplesmente, enganar o corpo, dado que todos ansiavam pela água, usufruir da sua frescura e da adrenalina que as brincadeiras nos escorregas provocam.

De volta à atividade, todos aproveitaram ao máximo cada minuto.

A dificuldade foi mesmo obedecer às várias chamadas dos professores para saírem da água e voltarem para as toalhas, pois soava a hora de regressar, contrariando o pouco apetite de abandonar este belo e agradável espaço, com uma vista deliciosa e garantia de divertimento para todos os que gostam de água.

O sentimento generalizado foi: "Havemos de cá voltar!".

Na terça-feira, o dia foi muito divertido e passado no Golfe de Miramar, um dos mais antigos e tradicionais campos de golfe de Portugal, cujo histórico percurso foi traçado em 1934 por Mackenzie Ross e remodelado recentemente pelo arquiteto Howard Swan, que lhe acrescentou cerca de 100 metros.

Os nove buracos situam-se sobre dunas de areia, acompanhados pela paisagem marítima típica da costa norte do nosso país.

Foi neste agradável ambiente que os nossos aprendizes a golfistas ouviram as bases da prática desta modalidade e puderam treinar ao longo de toda a manhã, que terminou com uma excelente refeição na simpática e acolhedora "Club-House".

Depois, houve um passeio pela praia para fazer a digestão até ser dada luz verde à rainha das FÉRIAS CIC, a piscina. A tarde quente convidava a um banho refrescante e relaxante. Assim, dentro e fora da piscina, todos se divertiram de forma harmoniosa e salutar.

A quarta-feira de manhã foi passada nas instalações do Colégio, treinando «Taekwondo», cujo nome tem origem na fusão de três palavras coreanasː “Tae” (pés), “kwon” (mãos) e “Do” (espírito/caminho), globalmente, “taekwondo” indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, pontapés voadores…

Uff! Querem saber mais?! Os vossos educandos, com certeza, saberão explicar tudo o que aprenderam sobre esta modalidade.

Houve ainda tempo para a ginástica no Centro Desportivo.

Depois do almoço: um, dois, três… e lá vão eles outra vez!

«E onde vão eles?» - perguntam vocês!?

Para a piscina do Lar Juvenil dos Carvalhos que recebe, semanalmente, o grupo com os respetivos acompanhantes.

Na quinta-feira, depois do autocarro público os deixar no Porto, iniciámos uma caminhada, «acordando» a cidade até Miragaia, percorrendo espaços repletos de turistas sedentos de absorver, num dia, tudo o que a Invicta tem para oferecer, como se isso fosse possível!!!
De repente, alguém chamou!

A voz forte e clara, com timbre melodioso e um toque de altivez, vestia uma túnica branca e plissada, calção curto e largo e um chapéu que reportava ao século XVI, anunciando que chegáramos ao “World of Discoveries”!

O Infante D. Henrique acolheu-nos e contextualizou a nossa visita. Recordámos a evolução das embarcações usadas pelos destemidos marinheiros portugueses, para «dar novos mundos ao mundo», entrámos no coração de uma nau, onde contracenámos com marinheiros de cera que, na cadência da mecânica que lhe lhes dá movimento, trabalhavam a madeira e o metal.
Logo depois, embarcámos nas caravelas sulcando os mesmos mares e observando os mesmos locais onde os portugueses chegaram nos séculos XV e XVI: África – marfim, papagaios, peles de leopardo, almíscar, vinho de palma ou ovos de avestruz; a dobragem do Cabo das Tormentas, onde vimos e ouvimos…

«O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tetos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:
«El-Rei D. João Segundo!»
Fernando Pessoa, “Mensagem” – “O Mostrengo”

Conseguem sentir o aroma da canela e da noz-moscada?

Caminho Marítimo para a Índia! Aquela que foi a mais longa viagem oceânica até então realizada. Daí, foi um pulinho a Timor, à China e a Macau e, logo de seguida, ao Japão. Do outro lado do Atlântico, o Brasil - «a feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura.»

De tarde, atravessámos a rua para a «Caça ao Tesouro» no Museu da Alfândega. De um modo muito interessante, os jovens descobriram tudo o que este espaço tem para mostrar!
A sexta-feira foi dedicada à informática. Usando as fotografias tiradas ao longo das semanas e orientados pela professora Ana Lopes, todos fizeram montagens originais e vídeos pessoais, nos quais se «aprisionaram», para a posteridade, os momentos mais marcantes das FÉRIAS CIC 2018.

Depois do lanche, os jovens preencheram, como tem acontecido no final de cada semana, um questionário de avaliação, fornecendo, assim, dados que ajudarão a organização a reforçar os pontos positivos e a melhorar os que os participantes consideraram menos positivos.

No final do dia, receberam um diploma alusivo à participação nas FÉRIAS CIC 2018.

**************************************

Enid Mary Blyton foi uma escritora inglesa de livros de aventuras para crianças e adolescentes. Os seus livros encontram-se entre os mais vendidos do mundo desde a década de 1930, com mais de 600 milhões de cópias e continuam a ser muito populares (…).

Destacamos a coleção «Os Cinco», ou «The Famous Five» como ficaram mundialmente conhecidos, na qual um grupo de adolescentes vive momentos de alegria, aventura e muita brincadeira em tempo de FÉRIAS.

Também nós nos sentimos os «The Famous Five» sempre que começamos a preparação de cada nova edição das FÉRIAS CIC!

Tal como nos quatro anos anteriores, deu-nos um prazer imenso ir ao encontro dos gostos dos nossos jovens e da necessidade dos pais de os verem ocupados em atividades diversificadas, nas quais o lazer se mistura com a cultura e a aprendizagem que pode e deve ser uma constante.

À semelhança do que aconteceu nas quatro edições anteriores, o ambiente de trabalho entre os elementos da equipa organizadora (Ana Lopes, Carla Santos, Conceição Coelho, Olívia Magalhães e Ismael Gomes) foi muito salutar, pois todos trabalharam e se empenharam para que o projeto tivesse sucesso.

Salientamos o papel importante do professor Ismael Gomes, sempre atento a todos os pormenores e um elo permanente entre os cinco e a Direção e restantes intervenientes em toda este evento tão valioso para o Colégio.

Neste términus de FÉRIAS CIC, o grupo deixará de contar com a professora Conceição Coelho, pelo que registamos o nosso agradecimento por todo o dinamismo e envolvimento nas atividades preparadas.

Em equipa, consegue-se um trabalho mais eficaz e de muita qualidade.

Obrigado a todos!

**************************************

Estimados pais,

Ao longo da edição FÉRIAS CIC 2018, partilhámos quatro semanas com os vossos filhos.
A partir de hoje, é a vossa vez!

Férias escolares também é estar em família, brincar uns com os outros, não importa a idade: seja com a mãe a fazer um bolo, seja com o pai a andar de bicicleta… E por que razão não visitarem o que o professor sugeriu?! Entrar numa livraria, ou numa biblioteca, onde há sofás convidando a uns breves momentos de leitura, enfim!...

Experimentem inventar uma história em conjunto, ler em voz alta, pintar ao vento no jardim da casa, ou na varanda virada para a rua movimentada, cozinhar a dois ou a três ou a quatro…, deixar que os filhos escolham o destino da saída de domingo, ou definam o roteiro para uma aventura em família…

Como faz bem a todos!

FÉRIAS é aquele tempo sem tempo dedicado ao descanso e ao lúdico, físico e mental.
A todos agradecemos terem escolhido as FÉRIAS CIC e contamos com um reencontro no próximo ano!

BOAS FÉRIAS!


A equipa organizadora:
Conceição Coelho
Ismael Gomes
Olívia Magalhães
Carla Santos
Ana Lopes



  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa