UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
segunda-feira, 23 de Julho de 2018 - 02:31
20 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

FÉRIAS CIC 2018 – Primeira semana


Começaram as FÉRIAS CIC!
Apesar do S. Pedro não ter colaborado, pois o primeiro dia foi “abençoado” com alguns pingos de chuva, a segunda-feira, no parque aquático de Amarante, decorreu, como não se esperaria outra coisa, entre mergulhos, escorregas, jogos e risadas, sempre que o Sol aparecia e aquecia o ambiente. De vez em quando, a chuva caía e todos se abrigavam, contando os minutos para voltarem às piscinas.

Todos respeitaram as regras que os monitores definiram e os mais «experientes» orientaram os mais jovens, de modo a que o dia fosse seguro e muito divertido.

Na terça-feira, o encontro foi em frente à piscina de Espinho.

Mal o grupo se reuniu, ainda não eram nove horas, descemos à praia, onde nos aguardava o professor de surf e uma meia dúzia de jovens monitores que acompanharam os nossos aprendizes.

Inspirados em surfistas de renome mundial e motivados pelas ondas apetecíveis da praia da Baía, os nossos jovens foram ao mar. Num misto de alegria, equilíbrio e muita brincadeira, durante a experiência surfista, a manhã esticou até às treze horas e trinta minutos, pois todos queriam só mais uma tentativa.

Depois do almoço, houve momentos para saborear um gelado, conversar, ou jogar algo no telemóvel, tudo serviu para enganar o tempo e ouvir dos professores a expressão mágica: «Sim, já podem ir ao banho!»

Mobilizados os nadadores salvadores, os nossos alunos, em férias, durante mais de uma hora, desfrutaram de uma autêntica piscina no mar calmo e brilhante em período de maré cheia.

A quarta-feira de manhã foi passada em atividades desportivas no CIC, nomeadamente o andebol. Logo a seguir ao almoço, a piscina do Lar Juvenil dos Carvalhos deliciou todos os participantes, com a sua água límpida e temperatura adequada.

Na quinta-feira, a viagem foi até à cidade dos Arcebispos, Braga. Foi um dia dedicado à cultura e ao ambiente em Tibães, onde um mosteiro secular, muito bem conservado, nos recebeu numa grandiosa escadaria que conduz à fabulosa igreja.

Acompanhados de nuvens e brisa fresca, visitámos os jardins: subimos a escadaria de pedra trabalhada com sete lanços, onde estão representadas as setes virtudes, descobrimos uma represa, que abastecia o mosteiro de água, com três metros de profundidade, rodeada de gigantescas árvores. Aí, observámos três árvores que, em dois mil e dez, foram classificadas como património nacional, dois cedros dos Himalaias e um pinheiro bravo com quarenta e três metros de altura e duzentos anos de vida, reconhecido como o mais antigo e mais alto do nosso Portugal. Havia ainda um tronco oco habitado por pica-paus, uma delícia!

Aprendemos a distinguir os girinos das rãs dos girinos dos tritões, observamos salamandras e sanguessugas, sardaniscas e cobras de água… uma panóplia de animaizinhos que habitam neste pequeno paraíso ambiental, onde existem líquenes indicadores da qualidade do ambiente.

Almoçámos debaixo de uma frondosa árvore, descansámos um pouco para, literalmente, partir à descoberta do secular mosteiro (sugerimos que agendem uma visita em família e deixem que os vossos educandos vos guiem!).

A sexta-feira começou com «yoga», o ideal para relaxar e descontrair, depois de uma semana fisicamente muito ativa, preparando a tarde para os desportos de aventura como o rapel, o tiro ao arco e a orientação.

O desafio está lançado, serão certamente quatro semanas para mais tarde recordar…

Daremos conta das atividades realizadas ao longo do mês de julho, divulgando, por este mesmo meio, um pequeno resumo e um registo fotográfico das atividades realizadas em cada semana!

Sabendo que uma das funções da escola é colaborar com os pais na missão de educar os filhos, as FÉRIAS CIC 2018 são mais uma prova de que estamos cada vez mais comprometidos nesta tarefa, incluindo o período de férias escolares.

Assim, os pais encontram no Colégio uma alternativa para que os seus filhos ocupem o seu tempo livre de forma lúdica e pedagógica.

Venha a próxima!

Continuação de boas férias!


Pela equipa organizadora
Conceição Coelho


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa