UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
segunda-feira, 23 de Julho de 2018 - 02:50
45 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

“Tens um tesouro dentro de ti”.
Um tempo para a Interioridade para os alunos do 2.º ciclo


Quantos tesouros/talentos não estão escondidos dentro de nós e nem sabemos que eles existem? Quantos não andam adormecidos? Quantos talentos não ficam aquém do que é esperado?

Assim, no sentido de despertar os alunos para a descoberta e desenvolvimento dos tesouros/talentos que em nós existem, os professores de Educação Moral do Colégio promoveram, nos dias 23 e 24 de março, mais um “Tempo para a Interioridade” sob o tema “Tens um tesouro dentro de ti”.

O tempo pouco agradável, devido à chuva e ao frio, não desanimou os 48 participantes (24 rapazes e 24 raparigas – lotação esgotada) do 5.º e 6.º anos.

Depois da chegada à Casa da Juventude e de todos se instalarem nas respetivas camaratas, seguiu-se um pequeno lanche para retemperar forças e, como o tempo não permitia as habituais atividades desportivas, fomos ver o filme “Como treinares o teu dragão”.

Após o filme, foi tempo de jantar, ao qual de seguiu, porque a chuva deu tréguas, um tempo de descontração pela quinta da Casa da Juventude, onde desfrutámos da beleza da noite e aproveitámos para conviver uns com os outros. A este pequeno passeio pela quinta seguiu-se o filme “Bruce todo poderoso”, uma história que deu mote ao nosso retiro e nos ajuda a perceber melhor os nossos tesouros/talentos, mas, sobretudo, nos desafia a colocá-los ao serviço dos outros.

E o primeiro dia terminou com uma breve oração de agradecimento pelos momentos vividos durante o dia.

Depois do sono retemperador (ou não, para alguns…) da noite, começámos o novo dia com o pequeno-almoço e a oração da manhã pedindo a Deus a sua bênção para o resto do dia.

A manhã de sábado foi preenchida com um debate sobre o filme visto na noite anterior e com atividades e trabalhos de grupo à volta do tema do retiro, sob a fantástica orientação de cinco alunas do secundário, Salomé, Eduarda, Rita e Bruna, do 12.º AJ, e Ana, do 12.º PT, que enriqueceram o retiro com o seu trabalho e animação dos alunos e, certamente, também saíram do mesmo bastante enriquecidas.

Seguiu-se o almoço e um pequeno passeio para descontrair ao qual se seguiu mais uma atividade: a construção do baú do nosso tesouro e o nosso compromisso no sentido de desenvolvermos os talentos que temos dentro de nós e que somos chamados a colocar ao serviço dos outros.

O retiro culminou com mais um breve momento de oração, tendo deixado no altar os nossos “baús-tesouro” e os nossos compromissos e tomando consciência de que o verdadeiro poder para transformar o mundo está dentro de cada um de nós.

A equipa que preparou o retiro deixa uma palavra de apreço a todos os alunos que nele participaram e às alunas do secundário, supramencionadas, e que foram uma mais-valia para o sucesso deste encontro.

Que fique escrito no nosso coração e que transpareça nos gestos da nossa vida o que cantámos várias vezes durante o retiro: “É a magia dos nossos talentos que Deus nos deu para o mundo mudar”.

 

Os professores de EMRC


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa