UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
domingo, 19 de Novembro de 2017 - 02:46
45 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

À descoberta da “PROCURA” das Missões Claretianas


Há uns dias, visitámos a “Procura das Missões Claretianas” para conhecermos o trabalho que lá se faz. A professora Bárbara Silva foi quem nos recebeu com muito carinho e, logo, nos apresentou uma belíssima paisagem africana, que se encontra na entrada da “Procura”, que serviu de mote para nos sensibilizar sobre a realidade do que é trabalhar nas missões.

Depois do momento inicial, levou-nos para um pequeno espaço onde, com ajuda de imagens, nos deu a conhecer o âmbito do trabalho da Procura, sobretudo como elo entre Portugal e países como Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, entre outros, que precisam muito das ajudas humanitárias. Partilhou experiências de muitos voluntários, bem como a sua própria. Em seguida, partilhou connosco a realidade de muitas crianças nesses países.

Ao mesmo tempo que falava da “Procura”, respondia a perguntas que fazíamos sobre o que ela falava ou sobre o que víamos. Mostrou-se sempre muito recetiva às nossas perguntas e interpelações.

Depois da comunicação da professora Bárbara, fomos convidados a visitar o pequeno museu da “Procura”, onde nos deliciámos vendo vários objetos africanos e duas impressionantes peles de cobras.

No fim da visita, oferecemos à “Procura” dois caixotes de brinquedos para as missões. A professora Bárbara aproveitou para nos lançar o desafio de colaborarmos nas Campanhas que a “Procura” dinamiza, nomeadamente a Angariação de Papas e Leite em Pó, material escolar e roupas, além de brinquedos, como os que acabáramos de oferecer, para se enviar para a Casa Claret - desafio ao qual não vamos deixar de responder.

Sobre a visita à “Procura”, recolhemos a opinião de alguns colegas:

“O espaço está muito bonito, mas acho que podiam colocar mais fotos e frases com mensagens a incentivar as pessoas a ajudarem os que precisam” (Luísa Casalta);

“eu gostei de ir visitar a “Procura”, pois fez-me entender como é a vida de pessoas com menos possibilidades e que devemos dar valor ao que temos e ao que fazem por nós… admiro muito as pessoas que estão dispostas a fazer estas viagens para melhorar a vida dos outros” (Catarina Duarte).

E viver uma experiência de voluntariado?!
Gostaríamos?!

Eis a opinião de alguns colegas:

“eu gostei muito da visita, porque me fez refletir em relação à vida. Ouvir a professora Bárbara fez-me perceber, em poucas palavras, o quanto estas pessoas precisam da nossa ajuda… eu não me importava, um dia, de ser voluntário, teria bastante interesse em ensinar, partilhar os meus conhecimentos e ajudar a formar crianças e adultos” (Martim Pereira);

“quem é que não gostava de fazer voluntariado, sabendo que o seu trabalho pode ajudar e salvar vida? Poder pôr um sorriso naquelas crianças e adolescentes, ou mesmo até adultos e idosos?!” (Vítor Soares):

“seria uma experiência bastante boa pelo facto de serem gratificantes, por sabermos que estamos a contribuir para um futuro melhor para pessoas que não têm as mesmas possibilidades que nós temos”(Sofia Capelas).

Estas visitas ajudam-nos a compreender melhor o mundo em que vivemos e despertam, em nós, a motivação para ajudarmos quem precisa!


Luísa Lima e João Castro – 8.º A


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
Tel.:227860460 / 227860920 Fax:227860461 / 227860925 - Vila Nova de Gaia - Portugal
Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa