UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
domingo, 19 de Novembro de 2017 - 02:46
43 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

Dia do Colégio – Dia do Patrono, Santo António Maria Claret (1807-1870)
“Uma Escola de Pessoas com Projetos de Vida com Sentido”


«Jesus, a dada altura, questiona os seus amigos mais próximos desta forma: “E vós, quem dizeis que eu sou”. Pedro, inteligentemente, respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E a mesma pergunta é-nos feita a nós, nesta manhã, nesta celebração: "E vós, quem dizeis que eu sou?”. Na escola, na rua, dentro da nossa família, o que podemos dizer de Jesus? Hoje é um dia de festa e de alegria! Alegria de quem festeja e celebra um momento importante da sua vida!

Celebramos a vida de alguém que encarnou em si o mandamento novo do Amor; alguém que soube responder em cada momento “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. E esse alguém que hoje celebramos é António Maria Claret, um homem que, deixando-se abrasar pelo Amor de Deus, fundou a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Maria e se empenhou profundamente no testemunho de Cristo e na construção de um mundo mais justo, solidário e humano.»


O Colégio Internato dos Carvalhos comemorou o Dia do seu Patrono, Santo António Maria Claret, no dia 24 de outubro. Foi um dia festa e alegria para todos quantos fazem parte desta grande “família”.

À semelhança dos Apóstolos, Claret viu em Jesus um exemplo de Homem e de Vida, desafio que a cada tempo e em cada lugar é colocado a toda a Humanidade.

Nesta Fé em Jesus, a celebração da Eucaristia realizou-se em dois momentos distintos: pelas 09h30, para os alunos do ensino básico, presidida pelo Pe. Vitor Pinto, e, pelas 10h45, para os alunos do ensino secundário, privado e financiado, desta feita presidida pelo Pe. José Maia, Presidente da Direção do CIC. Foi um momento de oração e recolhimento para toda a Comunidade, sempre abrilhantado pelo Coro Claret, que mereceu elogios por parte de toda a assembleia.

Após a celebração da Eucaristia, realizaram-se os habituais “duelos desportivos” entre alunos e colaboradores do CIC: basquetebol, voleibol, futebol de sete e futsal. Foram momentos vividos sempre com muita intensidade, mas uma intensidade muito saudável onde a união, o respeito e o “fair play” estiveram sempre presentes.

Durante a tarde, muitas outras atividades aconteceram: torneios, “workshops”, atividades laboratoriais, atividades dos diversos Clubes/Ateliês existentes no CIC. Cada um, de acordo com os seus gostos pessoais, tanto os alunos do básico como os do secundário, inscreveu-se na atividade com que melhor se identificava. Este conjunto de atividades pretende ir ao encontro dos interesses dos alunos, para que cada um sinta este dia de forma plena, fazendo aquilo de que realmente gosta.

No final da tarde, realizou-se uma atividade coletiva que reuniu no campo de futebol do ensino privado toda a Comunidade: um “Flash Mob” subordinado ao tema “também tu podes ser”. Tratou-se de uma excelente forma de terminar este dia de festa e de alegria, neste primeiro conjunto de atividades.

O Dia do Colégio não podia terminar sem mais um momento de singular importância na vida de toda a Comunidade: a Sessão Solene Académica – uma noite de gratidão, de reconhecimento e de reavivar histórias e memórias.

Pelas 21h00, o Auditório Claret foi o espaço eleito para acolher pais, encarregados de educação, colaboradores docentes e não docentes, alunos, familiares e amigos que ali se deslocaram para marcarem presença neste momento de reconhecimento pelo esforço desenvolvido ao longo de muitos meses e anos de trabalho. É o momento em que são entregues os respetivos Diplomas de Estudos Secundários aos alunos que concluíram o 12.º ano; os que realizaram o estágio recebem, também, o Diploma de Estágio; distinguindo-se os que tiveram melhores resultados. Também os alunos que fazem parte do Quadro de Excelência do ano letivo anterior são reconhecidos através de uma placa individual de mérito educativo. Nesta noite, são, igualmente, felicitados discentes e docentes, com medalhas ou placas de mérito, que se destacaram noutras áreas ou concursos, nos mais diversos domínios, elevando o nome do Colégio a um nível superior e evidenciando a qualidade do ensino ministrado no CIC.

Uma das marcas identitárias do o CIC é a procura constante da inovação pedagógica. Neste sentido, pela segunda vez, foram entregues os Certificados de Competências Humanas a, aproxidamente, quatro dezenas de alunos que, ao longo do pretérito ano letivo, participaram no processo de validação e certificação de competências. Como é sabido, um dos projetos inovadores implementados no CIC foi o “CICSkills” (Certificado de Competências Humanas). Este Certificado atesta que “ao longo seu percurso nesta escola, o aluno desenvolveu um conjunto de competências humanas que se apresentam como um pilar da sua formação e constituem uma mais-valia no seu futuro pessoal e profissional”. É mais uma “marca” ímpar que faz do percurso de vida no CIC um percurso de “vida com sentido” e uma “ferramenta” diferenciadora no atual mundo profissional, cada vez mais competitivo.

O Colégio Internato dos Carvalhos, Instituição com 110 anos de história, em grande parte devido ao esforço e dedicação que todos os seus colaboradores sempre colocaram no desempenho das suas tarefas profissionais, aproveita, ainda, esta Sessão Solene Académica para agradecer e homenagear colaboradores que completam 25 de anos de serviço e dedicação à causa da educação, entregando uma medalha evocativa dessa data. Desta forma, os colaboradores que já completaram 25 anos de serviço no CIC receberam a respetiva medalha de reconhecimento.

Mais um Dia do Colégio e do seu Patrono que chegou ao fim. Mais uma oportunidade de aprofundamento da nossa identidade cristã e claretiana na concretização da nossa missão de educar e formar.

Somos uma Escola Católica que quer continuar a fazer a diferença na vida de muitos jovens que nos procuram, pois queremos continuar a ser, de forma cada vez mais vincada, numa sociedade global e multicultural, “Uma Escola de Pessoas Com Projetos de Vida com Sentido”, formando cidadãos capazes de olhar o que se passa à sua volta, interpretando os sinais dos tempos e contribuindo para a construção do BEM COMUM, tal como o nosso Patrono, Santo António Maria Claret, que, no seu tempo, sempre “procurou o mais urgente, oportuno e eficaz”,
Parabéns a todos por mais este Dia do Colégio e do seu Patrono, que Santo António Maria Claret continue a ser a nossa inspiração.


Consulte aqui o Quadro de Excelência 2016/2017

CIC


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
Tel.:227860460 / 227860920 Fax:227860461 / 227860925 - Vila Nova de Gaia - Portugal
Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa