UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
domingo, 19 de Novembro de 2017 - 02:45
41 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

Visita de Estudo – 6.º ano – Casa da Música


No âmbito da disciplina de Educação Musical, no dia vinte de outubro, pelas oito horas e cinquenta, com uma manhã chuvosa e nublosa, cerca de cinquenta jovens, do sexto ano, turmas A e B, acompanhados pelas professoras Susana Alves, Carla Santos, Virgínia Matos e pela D. Ana, iniciaram a viagem de autocarro, rumo ao Porto, para conhecerem a Casa da Música.

Com um percurso molhado pela tão desejada chuva, só lá chegámos por volta das dez horas, pelo que nos dirigimos diretamente para o ensaio aberto da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música. A ansiedade para assistir ao ensaio era muita, mas não ensombrou a admiração com a imponência estrondosa da sala de espetáculos, a «Sala Suggia», e com a massa sonora arrepiante das melodias que «voavam» de cada instrumento musical.

Considerada o coração da Casa da Música, a «Sala Suggia» - assim batizada em homenagem à violoncelista portuense Guilhermina Suggia, expoente mundial do instrumento na primeira metade do século XX - serve de âncora a todo o edifício, permitindo que os principais percursos se desenhem à sua volta.

Após uma hora de deliciosas interpretações, fizemos um pequeno intervalo no bar da Casa da Música para restabelecer energias e aguardar pela visita guiada às instalações da mesma.

Enquanto esperávamos pela nossa guia, explorámos a loja de artigos musicais, comprando lembranças desta visita de estudo tão musical!

Durante uma hora, visitámos as seis salas da Casa: Sala 2; Cibermúsica; Sala Renascença, Sala Roxa; Sala Laranja e Sala VIP - todas com caraterísticas e funções diferentes, destinadas ao apoio da sala principal de concertos.

Com a certeza de uma manhã bem diferente e muito musical, ficámos a conhecer este ícone da arquitetura contemporânea, projetado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, que atrai visitantes dos mais variados pontos do mundo.

Esta instituição, para além de uma programação, dinâmica e inovadora, num espectro que vai da música clássica às tendências urbanas de vanguarda, também desempenha um papel importante na vertente educativa, promovendo concertos, “workshops” e atividades diversas para famílias com crianças e público escolar.

Diariamente, há visitas guiadas ao edifício, que dispõe de vários bares de apoio e de um restaurante localizado na cobertura, com uma magnífica vista sobre a cidade.

Já a chuva havia estiado, quando, pelas treze horas e quinze, regressámos ao CIC, cheios de excitação, entusiasmo e um apetite devorador!


A prof.ª Susana Alves


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
Tel.:227860460 / 227860920 Fax:227860461 / 227860925 - Vila Nova de Gaia - Portugal
Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa