UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
segunda-feira, 28 de Maio de 2018 - 09:02
86 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

Missionários de Caneta


No âmbito da disciplina de Direito, na passada terça-feira, dia 28 do mês de novembro, a turma AJD da via científica do 12.º decidiu dar voz às treze petições que se encontram “online” no sítio da Amnistia Internacional.

A Amnistia Internacional surgiu em 1961, quando Peter Benenson se inspirou no caso de dois estudantes portugueses que foram presos por brindarem em público à liberdade. Foram considerados “prisioneiros de consciência”, inspirando o artigo publicado no jornal "The Observer" sob a epígrafe "Os Prisioneiros Esquecidos".

Esta organização não-governamental defende os direitos humanos através das denúncias das suas violações, divulgando os casos e exercendo pressão sobre os governos dos diferentes países através do convite à assinatura de petições.

Ao jeito de Claret, e com espírito de missão, os elementos da comunidade do CIC são, há vários anos, ativistas desta causa, marcando a diferença através do exercício, constitucionalmente previsto, do direito a subscrever petições, contribuindo, desta forma, para a consciencialização da importância de uma cidadania ativa e atenta ao outro.

As petições foram expostas no bar de forma a sensibilizar cada um dos alunos, professores e restantes funcionários da instituição, tendo sido recolhidas 1004 assinaturas. Contudo, é sempre possível, em qualquer lugar, e em apenas alguns segundos, continuar a fazer a diferença.

Partilhamos um texto “Lembra-se de quando salvou uma vida?” relativo à libertação do jovem ativista Moses, cuja petição foi subscrita, também, pela comunidade do CIC, corria o ano de 2015.

O colégio abraçou esta causa, abraça tu também!

http://www.amnistia.pt/


Maria José Queirós, com as alunas da via cientifica do 12.º AJD


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa