UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018 - 23:07
104 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

Áreas de Descoberta – Humanidades e Tecnologias 7º A, B e C


Como não poderia deixar de ser, a noite de ontem, vinte e cinco de janeiro, foi deles, alunos do sétimo ano A, B e C que apresentaram o resultado dos seus trabalhos de projeto, realizados ao longo do primeiro semestre do presente ano letivo, à Comunidade Educativa do CIC.

O discurso de abertura dos apresentadores explica bem o que andámos a fazer ao longo destes meses, pelo que passo a citar:

«Boa noite, caros pais e respetivos familiares, professores e membros da Direção do CIC.
Desde as 19h30 que assistimos a apresentações que são o culminar do trabalho realizado, ao longo deste semestre, pelos alunos do sétimo A, em «Áreas de Descoberta – Humanidades», e alunos do sétimo B e C, em «Áreas de Descoberta – Tecnologias», onde mostraremos que a comunicação tem poder, aliás o tema geral de «Áreas de Descoberta» é precisamente – O Poder da Comunicação!»

Seguiram-se apresentações que mostraram que o poder da comunicação existe através da escrita, da gastronomia, da comédia, da música.

Entretanto, o olfato e o gosto ou paladar foram postos à prova na degustação das duas opções, do jantar servido a mais de cem pessoas, entre as «tripas à moda do Porto» ou a irresistível «francesinha», que ganhou aos pontos – cerca de oitenta contra vinte (e não foram só os mais novos a saboreá- la)!

Entre garfadas, conversa ora para a direita, ora para a esquerda, e as restantes apresentações, chegou o Coro Amigos da Música de Espinho (1) que deliciou os presentes com interpretações desde o século XVI até à atualidade, terminando com as janeiras.

No final, o Sr. Pe. José Maia, como presidente do CIC, e a Dr.ª Paula Campos, como responsável por Áreas de Descoberta, proferiram palavras de incentivo aos jovens que abraçam estes projetos e, com eles, crescem como alunos, mas, sobretudo, como pessoas bem formadas.

Resta agradecer a toda a Comunidade Educativa: Alunos, Pais, Pessoal Não Docente, sobretudo do refeitório, Professores e Direção.

Como de costume, as fotos completam a prosa!


Os professores orientadores
Conceição Coelho
Ana Lopes
Nuno Couto


Nota

(1) O Coro Amigos da Música - Espinho tem dedicado a sua existência à exploração da prática coral amadora como o meio mais natural e eficaz de acesso à Música, desmistificando a obrigatoriedade de erudição teórica e potencializando as características sociais desta atividade.

Foi criado no seio da Academia de Música de Espinho – onde se manteve desde a sua fundação, em 2002 até 2011. Em 2012, o coro constitui-se como Associação Cultural e é dirigido pelo…

Maestro Fausto Neves que foi discípulo de Helena Costa e adquiriu a sua formação musical na Academia de Música de Espinho, no Conservatório de Música do Porto, na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Genève (Suíça).
A sua carreira pianística levou-o a vários pontos da Europa, América do Norte e do Sul, sendo convidado frequente dos festivais e orquestras nacionais.

Foi diretor musical do Coro “Amigos da Academia” desde a sua fundação (2002), continuando a dirigi-lo, agora, como Coro “Amigos da Música”.


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
Tel.:227860460 / 227860920 Fax:227860461 / 227860925 - Vila Nova de Gaia - Portugal
Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa