UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017 - 08:52
105 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
O Internato

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME: JUNTOS alimentamos esta ideia.

No Sábado, dia 28 de Maio, um grupo de alunos, do Colégio Internato dos Carvalhos, participou na recolha de alimentos, no âmbito da campanha do Banco Alimentar.

Esta iniciativa foi realizada a nível nacional, e contou com a colaboração de milhares de pessoas, que decidiram dar um pouco do seu tempo àqueles que mais necessitam.

Este ano, as metas alcançadas foram bastante superiores às dos anos anteriores, pois cerca de 2 309 toneladas de alimentos foram angariadas. Esta recolha serviu, também, como campanha de sensibilização, pois permitiu alertar as pessoas para a realidade que vivemos e em que muita gente passa fome, não tem condições de higiene, não tem um tecto onde se abrigar, não tem uma cama onde descansar, não tem uma família na qual se apoiar e não tem condições sobretudo de amar. Despertamos, deste modo, as pessoas para as necessidades dos mais carenciados.

Esta actividade, realiza-se várias vezes durante o ano, e consiste, basicamente, na reunião de um grupo de pessoas (desde crianças, jovens, adultos e mesmo idosos) junto a um estabelecimento onde existe a venda de alimentos (como um supermercado) e onde se pede aos clientes que por ali passam para darem um pequeno contributo, com o objectivo de reduzir a fome e ajudar os que mais precisam.

De um modo geral, a adesão das pessoas, perante a campanha, foi bastante positiva. A maioria daqueles a quem passamos o testemunho para ajudarem, já sabiam do que se tratava e mostravam-se bastante receptivos. Passaram por nós muitos casos, de quem dava para além das suas possibilidades, dava até mesmo o que elas próprias necessitavam, mostrando-se leais ao nosso lema: “Não há ninguém tão pobre, tão pobre, tão pobre que não tenha nada para dar e não há ninguém tão rico, tão rico, tão rico que não tenha nada para receber!”.
Contudo, ainda há muita gente que se esquece dos outros; que passa ao lado daqueles que precisam, daqueles que sofrem, daqueles que pedem ajuda… Simplesmente viram a cara e continuam o seu caminho, concentrando-se sempre em si mesmos e ignorando as necessidades dos outros.

Falando desta colaboração na primeira pessoa, posso desde já afirmar, com toda a certeza, de que foi das melhores e das mais gratificantes experiências da minha vida. Senti que, com um elementar gesto, consegui dar mais um dia de vida a alguém, consegui contribuir para que mais uma pessoa tivesse alimento por mais um dia; consegui fazer mais um ser feliz. Sim, eu consegui, com a minha simples presença neste acto de esperança e de solidariedade, fazer a diferença. Experimentei pela primeira vez, verdadeiramente, a sensação de missão cumprida.

Rita Melo – 9ºF


  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
Tel.:227860460 / 227860920 Fax:227860461 / 227860925 - Vila Nova de Gaia - Portugal
Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa