UMAAPOSTACOMFUTURO
BEM-VINDO AO SITE OFICIAL DO
COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS
terça-feira, 19 de Junho de 2018 - 07:15
16 Utilizadores OnLine
UTILIZADOR    SENHA   OK
Nova página 1
 
  “CIC com olhos no ambiente”
     Semana Cultural/Expocic 2009


O Colégio Internato dos Carvalhos realizou, mais uma vez, a sua Semana Cultural. As actividades que assinalaram esta efeméride desenvolveram-se entre os dias 24 e 30 de Abril, e todas elas foram subordinadas à questão ambiental, uma vez que o tema que serviu de mote para a Semana Cultural 2009 foi «CIC de olhos no ambiente».

Desta forma, todas as actividades realizadas, colóquios, conferências, palestras, espectáculos, exposições, tiveram como preocupação de fundo o ambiente, cada vez mais desvalorizado no plano social. Com esta Semana Cultural, o Colégio Internato dos Carvalhos, além de divulgar as suas ofertas formativas, pretendeu também alertar as comunidades educativa e envolvente para a urgência de todos fazermos algo pelo ambiente.

A primeira iniciativa a ser levada a cabo, pelo Clube Internacional, foi o CIC MUN. Esta actividade, embora integrada na Semana Cultural, tem de ser realizada alguns dias antes, pois, conta com a participação de muitos alunos de várias escolas e também do Colégio. Dado o envolvimento do número de alunos do CIC nas restantes actividades, entendeu-se que o melhor seria o CIC MUN realizar-se alguns dias antes. Desta feita, no dia 20 de Abril no Colégio e no dia 21 no Auditório do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, realizou-se o “CIC Model United Nations”.

Na sexta-feira, dia 24 de Abril, pelas 10H30, no auditório da tenda da Expocic, realizou-se a Cerimónia Oficial de Abertura da Expocic. Esta exposição pretendeu dar a conhecer à sociedade toda a oferta formativa do Colégio Internato dos Carvalhos, estando nela patentes vários trabalhos dos diferentes anos e cursos ministrados no CIC, desde o 5º até ao 12º anos, este ano ainda com uma novidade: a presença do CNO (Centro de Novas Oportunidades do CIC), projecto inaugurado recentemente pelo Colégio.

O Director Pedagógico Adjunto, Dr. José Pedrosa, fez as honras da casa e, após ter dado as boas-vindas a todos os presentes, passou à apresentação dos elementos que constituíam a mesa, a saber, Pe. Artur Teixeira, Provincial da Congregação dos Missionários do Coração de Maria (Missionários Claretianos), Pe. José Maia, Presidente da Direcção do CIC, Pe. Joaquim Cavadas, Director Pedagógico do Colégio e o Dr. Mário Fontemanha, Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Erro no leitor

Dando início às intervenções, o Presidente da Direcção Pedagógica do CIC, P. José Maia, que, numa breve alocução, saudou todos os presentes e evidenciou o apreço e a alegria por mais este evento, que já tem tradições.

De seguida, o Director Pedagógico, P. Joaquim Cavadas, depois de agradecer a presença de tão ilustres convidados e da Comunidade Educativa, representada por todos os seus componentes, referiu o lema do Colégio que é “Uma Aposta com Futuro”, salientando que o futuro começa com tudo o que aprendemos, fazemos e transmitimos a todos os que nos visitam. Tudo o que de bom realizamos ao longo do ano não deve ser motivo de vergonha, mas de regozijo, pois, o que fazemos, fazemo-lo bem.

Foi a vez do representante da Câmara Municipal de Gaia usar da palavra, tendo, na oportunidade, dito o Dr. Mário Fontemanha que o prestígio do Colégio já ultrapassou as fronteiras do Concelho, sendo uma instituição prestigiada a nível nacional e mesmo internacional pelo que de muito bom faz no domínio da educação e formação. Isso é mérito de quem dirige e trabalha nesta instituição.

Erro no leitor

A concluir as intervenções, o P. Artur Teixeira, Superior Provincial da Congregação dos Missionários do Coração de Maria, manifestou a muita alegria sentida pela participação neste evento, numa casa onde já teve o prazer de ser aluno, professor e subdirector. Como responsável da Entidade Titular, disse, “venho aprender convosco, venho surpreender-me com as vossas aprendizagens e apreciar a vossa ousadia criativa”. Continuou frisando que “quem tem oportunidades privilegiadas, tem responsabilidades acrescidas”, salientando que na qualidade de Superior Provincial tem assistido, em África e na América, a “comunidades que aprendem à sombra de uma árvore, em turmas de 70 ou 90 alunos”. Aqui, neste Colégio, vemos “uma escola dentro da própria escola”. Formulou votos de que aquilo que os jovens aprendem no CIC seja um factor de dignificação desta instituição, ao longo dos 365 dias do ano.

Erro no leitor

No início e no final das intervenções dos elementos da mesa de Honra, tivemos o privilégio de ouvir dois excelentes momentos musicais pelo grupo Os Sopranos, constituído pelo professor Paulo Pereira e alguns alunos do Colégio.

Após todos terem usado da palavra, os convidados de honra deram início à visita oficial pela exposição, desde o ensino básico, passando pelos stands representativos dos 13 cursos ministrados no CIC, até a alguns Departamentos ou Clubes que também se fizeram representar, inaugurando desta forma a Expocic.

Durante estes cinco dias, além de terem sido planificadas visitas para todos os alunos do CIC à exposição, o Colégio recebeu também a visita de cerca de mil e quinhentos alunos de outras escolas da região norte, de pais, encarregados de educação e de muitas outras pessoas para quem a Semana Cultural, no Colégio dos Carvalhos, já é uma mais valia significativa no mundo da educação e no mundo empresarial.
Estava dado o “pontapé de saída” para uma semana que se adivinhava rica em cultura, cidadania e saber.

Ao longo destes dias, muitas foram as actividades que deram um contributo muito válido na formação integral dos alunos. Foram-se realizando em vários momentos, devidamente programados e organizados ao longo da semana: “Basicbolsa 2009”, levado a cabo pelo curso de Contabilidade e destinado aos alunos dos 8º e 9º anos; um desfile sobre “A vida quotidiana na 2ª metade do séc. XXI”, realizado pela turma do 6º D, no espaço da Expocic e dirigido a todos os visitantes da mesma; várias visitas previamente marcadas ao Parque Biológico de Gaia, actividade intitulada “Paparoca da Bicharada” e “À descoberta da Flora do Parque”, para as turmas dos 5º e 6º anos, respectivamente; uma Feira do Livro na Biblioteca do Bloco 3, que contou também com uma sessão de autógrafos da jovem escritora Joana Lopes, autora do livro a “Espada de Jardax”; uma Feira de Rochas e Minerais, realizada pelo Departamento de Ciências Físico-químicas, nos intervalos do almoço, na Sala Oásis, Bloco 1; Jogos Radicais para os mais corajosos, com a presença de alguns elementos do Exército Português para que tudo corresse com a segurança necessária; uma exposição levada a cabo pelo Departamento de Línguas Germânicas, intitulada “Famous People of the Past”, esta última patente no refeitório do Bloco 1.

Ainda no dia 24, durante a tarde, realizou-se o “Eco Paper”, aberto a toda a comunidade educativa, que teve início junto ao Pavilhão Gimnodesportivo e estendeu-se aos espaços contíguos do Colégio.

Esta sexta-feira terminou com uma peça de teatro intitulada “Memórias de um Cão”, realizada por volta das 21H30 no Auditório do Bloco 1 e que surgiu num projecto conjunto entre a APCIC (Associação de Pais) e o Clube de Expressão Dramática do ensino secundário, com os alunos inscritos no mesmo a revelarem um à-vontade em palco digno de actores profissionais.

No dia 27, segunda-feira, os eventos da Semana Cultural continuaram a concretizar-se: por volta das 10H00, no Auditório do Bloco 1, levou-se a cabo uma Palestra para os alunos do ensino secundário. O tema em destaque, “Condomínio da Terra”, contou com a presença de ilustres convidados que abordaram o tema com propriedade.

Durante a tarde, houve ainda dois momentos bastante significativos para a comunidade educativa do CIC: às 14H00 tivemos o privilégio de contar com a presença da RTP na Expocic para uma reportagem do Hélder Reis, que passaria no dia seguinte no programa matinal “Praça da Alegria”. Foi, sem dúvida, uma forma de divulgar o Colégio a todo o país. Logo a seguir, por volta das 15H30, recebemos no Colégio a consagrada atleta Rosa Mota, que num primeiro momento visitou a Expocic, e num segundo, às 16H00, desta vez no Auditório do Bloco 1, esteve “à conversa” com os alunos do Curso de Animação Sócio-Desportiva, momentos que certamente ficarão na memória de todos os que tiveram a oportunidade de ouvir o seu testemunho e de reflectir sobre alguns conselhos que entendeu por bem deixar aos alunos.

Erro no leitor

Esta segunda-feira terminou com um grande espectáculo musical: “A Academia de Talentos”. Realizou-se no Pavilhão Gimnodesportivo por volta das 21H30. Todos os participantes não “deixaram os seus créditos por mãos alheias”, passaram em palco vozes fantásticas, brindando todos os presentes com várias interpretações musicais, nacionais e estrangeiras.

Erro no leitor

O terceiro dia da Semana Cultural, dia 28, começou logo pela manhã no Auditório do Bloco 1: às 9H00 realizou-se um “Workshop” do Curso de Património e Turismo. Os destinatários do mesmo foram os discentes do 9º ano. Um contributo importante para as decisões que os alunos deste nível de ensino terão de tomar nos próximos tempos.

À mesma hora, nas Salas de Informática do ensino básico, iniciou-se “Uma Caça ao Tesouro na Web” para todas as turmas do 5º ano. Esta actividade visava aproximar os alunos às novas tecnologias e estimular o gosto pela cultura. Foi levada a cabo pelo Departamento de Ciências Informáticas.

De tarde, realizou-se no campo de futebol do Bloco 1 o Concurso “Fair Play na Estrada” para os alunos do 2º ciclo; na Cave 4 do Bloco 3, um “Workshop“As Viagens da Repórter Ana Mineiro”, para os alunos do 11º e 12º anos do Curso de Património e Turismo e um torneio de basquetebol para os alunos do 12º ano da Área de Ciências e Saúde.

À noite, toda a comunidade escolar se voltou a reunir no Pavilhão Gimnodesportivo para o espectáculo cénico “Desfile Ecológico”. Desfilaram centenas de alunos, e, mais uma vez, a questão ambiental foi o tema focado pelos participantes.

Erro no leitor

Na quarta-feira, dia 29, logo pelas 9H00 da manhã, no Auditório do Bloco 1, realizou-se um “Workshop” do Curso de Línguas e Relações Empresariais, destinado aos alunos do 9º ano.

Também nesta quarta-feira, as turmas do 8º ano, no âmbito do Departamento de Ciências Sociais, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, concretamente ao Museu da Marinha.

Ainda dia 29, durante todo o dia, de manhã na Biblioteca do Bloco 3 e à tarde nos Laboratórios de Informática do mesmo núcleo, realizou-se mais um CPAS, Concurso de Programação para alunos do secundário, onde participaram alunos do CIC, mas também alunos de outras escolas do ensino secundário. Às 11H00, no Auditório do Bloco1, os alunos do 9º ano puderam assistir à simulação de um Julgamento.

Às 15H30, na Biblioteca Dr. Nelson Padrão, os alunos do 12º ano de Assessoria Jurídica tiveram a oportunidade de reflectir sobre “Experiências Profissionais” numa palestra subordinada a este tema.

O dia foi encerrado de forma diferente. No âmbito do Departamento de Línguas Românicas, os alunos do 6º ano lançaram o desafio a toda a comunidade e levaram a palco a peça de teatro “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner. Esta encenação realizou-se no Pavilhão Gimnodesportivo às 21H30 e foi evidente o entusiasmo destes “pequenos grandes actores”.

Erro no leitor

Quinta-feira, dia 30, último dia de actividades da Semana Cultural do Colégio Internato dos Carvalhos: logo pelas 9H00, os discentes do 9º ano foram encaminhados para o Auditório para participarem em mais um “Workshop”, desta vez do Curso de Assessoria Jurídica e Documentação. Às 11H00, no mesmo local e à mesma hora, os mesmos alunos puderam reflectir sobre “Os Novos Desafios na Construção de Projectos de Vida”, num colóquio levado a cabo pelo Gabinete de Psicologia, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo GOVCIC no âmbito da orientação vocacional.

De tarde, também no Auditório, os alunos do 9º ano levaram a palco uma peça de teatro intitulada “La France en Fête”. Esta iniciativa surgiu no âmbito da disciplina de Francês do 9º ano.

A Semana Cultural não podia terminar de melhor forma: o encontro estava marcado para as 21H30, no Pavilhão Gimnodesportivo, local que se afigurou algo pequeno para albergar tanta gente, dado o número de pessoas que se deslocaram a este espaço. Assistimos a um magnífico espectáculo musical “I have a Dream”. Viveram-se momentos de muita alegria, muita cor, muito ritmo e sobretudo muita música. Sem dúvida pode dizer-se que a Semana Cultural do Colégio Internato dos Carvalhos terminou com “Chave D’ouro”.

Erro no leitor

Por último, uma palavra de felicitações para todos os que, directa ou indirectamente, estiveram envolvidos na Semana Cultural Expocic 2009. Com esta Semana Cultural o CIC mostrou, mais uma vez, porque é uma escola diferente: esta iniciativa anual só é possível concretizar-se com muita entreajuda, muita união, muita vivência e envolvimento com o Projecto Educativo do CIC, premissa fundamental numa comunidade que educa, ensina, incute valores e forma cidadãos do futuro. O CIC é cada vez mais uma Comunidade que Inova e que transmite as mais diversificadas Competências. Um bem-haja para toda a comunidade educativa do Colégio Internato dos Carvalhos. Sem dúvida que “Como outras somos uma escola, mas não somos uma escola como as outras!”

CIC

Galeria de fotos:

  
Alvará 726 de 22/01/1943 | Rua do Padrão, 83 . 4415-284 Pedroso - VNG
EDIFÍCIO DO BÁSICO (2º e 3º ciclo e Secundário - privado): TEL. 22 786 04 60 . FAX 22 786 04 61
EDIFÍCIO DO SECUNDÁRIO (Ensino Secundário Financiado): TEL. 22 786 09 20 . FAX 22 786 09 25
Vila Nova de Gaia - Portugal | Endereço de Correio Eletrónico - geral@cic.pt - Mapa