Prof. Doutor
Nicolau V. Raposo |
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Atendendo a que uma parte considerável das dificuldades sentidas pelos professores, em diversos níveis de ensino, reside no controlo de comportamentos disruptivos ou perturbadores das actividades da turma, opta-se, entre as possíveis vias de acesso para o estudo da temática da disciplina, por uma via de acesso tríplice – sociológica, psicológica e educativa – como a mais adequada para a análise do tema. 1. A via de acesso sociológica: das posições de Ém. DURKHEIM sobre acção educativa, autoridade e liberdade às análises recentes dos contextos sociais geradoras de violência nas escolas; 2. A via de acesso psicológica: da multiplicidade de abordagens (através das teorias do desenvolvimento, da motivação, das perturbações do comportamento, entre outras) à centração no modelo comportamental como processo de intervenção em problemas de disciplina; A via de acesso educativa: do enquadramento da temática da (in)disciplina na escola e no grupo-turma à adopção de medidas, preventivas e correctivas, conducentes à instauração de condições propiciadoras da superação de problemas de natureza disciplinar e promotoras de condutas pró-sociais e responsáveis. |
A
importância da formação parental para a disciplina na família Segismundo
Pinto Maximino
Gonçalves |
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A
falta de disciplina na família deve-se, em grande parte, à falta de
preparação dos pais/encarregados de educação, para enfrentarem os
problemas com que se debatem quotidianamente com a educação dos filhos. Um
dos meios que têm vindo a ser utilizados noutros países para superar
esta lacuna é a formação parental. O que é, como e onde se faz, leva-nos a destacar o possível papel das autarquias, a par de outras instituições, na criação de “Gabinetes” que, posicionados na proximidade da residência dos destinatários, darão um importante contributo para a solução desta problemática. |
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