Laboratórios de Informática

Os catorze laboratórios de informática estão apetrechados com hardware e software actualizado e adequado às necessidades das diferentes disciplinas e conteúdos que aí são ministrados. Todos estes equipamentos estão ligados a uma rede com cablagem estruturada e gestão centralizada.

Utilizam-se os sistemas operativos Windows e Linux e uma vasta gama de software específico que inclui: ferramentas de produtividade individual (processador de texto, folha de cálculo, concepção de apresentações, etc.), aplicações de gestão, ferramentas de edição e de desenvolvimento, linguagens de programação, software de apoio jurídico, software de gestão de bibliotecas, etc.

Todos os postos possuem Internet, suportada num conjunto de circuitos utilizando linhas dedicadas e acessos ADSL. Existe uma rede sem fios que cobre quase integralmente os espaços da Escola.
Os alunos, colaboradores docentes e não docentes possuem espaço de armazenamento próprio nos servidores da escola, bem como um endereço de correio electrónico.

São várias as áreas de intervenção de um técnico de Informática, como os trabalhos ligados ao desenvolvimento de programação de sistemas e programas.

Dedica-se, também, à implementação de sistemas informáticos, procedendo à sua instalação, configuração e administração. Gere bases de dados e sistemas de informação diversificados. Controla e monitoriza o desempenho de variados subsistemas informáticos.

O seu trabalho incide tanto sobre o hardware como sobre o software. No que a esta segunda vertente diz respeito, projecta e desenvolve aplicações informáticas (vg. programas), que podem ser específicas para um cliente ou destinadas ao público em geral.

É uma área que exige capacidade de análise, raciocínio lógico desenvolvido, poder de concentração, método e organização.