Design de capas de CD

A Logomarca do Artista

Uma logomarca é a imagem que representa uma empresa, um produto, um serviço. A sua função é criar uma impressão de memória na mente de um cliente potencial o que também se aplica aos artistas e bandas musicais.
Um logo bom “prende o olhar”, deixa o observador curioso ou interessado, mesmo que somente por um curto instante, um instante em que a imagem que representa o trabalho do artista é inserida na mente, ao invés de ser filtrada junto com outro milhão de estímulos diários.
Criar um logo é sempre um processo, embora diferentes designers tenham seus próprios métodos. Muitos designers começam fazendo rascunhos ou brincando com uma forma feita no computador.
Uma maneira de começar é seleccionar uma forma que represente o conceito do estilo do artista ou da banda e começar a “brincar” com ela. A ideia é trabalhar com algo interessante ou inteligente, seja um ponto de vista diferente, ou uma combinação inusitada de formas. Muitos designers preferem criar o logo começando com uma experimentação de tipologias, tamanho, forma ou apenas procurando encontrar uma forma interessante usando apenas as formas das letras.
A simplicidade é extremamente importante, este não é o momento de usar tipologias extremamente decorativas ou extravagantes. Sozinho ou combinado com elementos gráficos, o texto num logo deve ser facilmente lido em pequenos tamanhos. Uma vez que a forma básica para a logo foi definida, é hora de ter o item “cor” em consideração.
Mais uma vez, a cor para uma logo deve permanecer simples. A cor deve ter um sentido, esta deve colaborar na criação do conceito de identidade visual que se pretender criar. O contraste é um outro conceito poderoso na criação dos logo, você pode contrastar o tamanho, cor, tipologias, texturas, para criar um interesse visual.


O Designer

Procure um bom profissional de design (peça para ver seus trabalhos anteriores e ver se é bom mesmo) que faça o serviço completo: desde a elaboração da capa no computador até a impressão na gráfica pois poupa trabalho, tempo e dinheiro já que ele já está habituado com a produção, saberá indicar o trabalho que fica mais em conta e consegue preços melhores por trabalhar com exclusividade com as empresas de fotolito e gráficas. Um bom profissional de design normalmente faz tudo isso, senão, é melhor desconfiar. Também é necessária uma revisão minuciosa (e sem preguiça) de todos os textos que entrarão no encarte. Quando há algum erro e ele passa despercebido na hora da elaboração pode ter certeza que todos vão reparar depois, então é melhor cuidar antes.

As Fotografias e Imagens

O artista deve se preocupar em tirar boas fotografias (com profissionais especializados, de preferência), pois são inúmeros os casos em que a capa fica a desejar e o músico se arrepende e resolve fazer as fotografias todas novamente, gastando o dobro ou mais se o tivesse feito direito da primeira vez

O Mercado

A capa do CD é uma poderosa ferramenta de divulgação e venda, ela influencia (e muito) a opinião do comprador. É preciso criar uma identidade visual que acompanhe o estilo musical do artista e de sua obra, surpreender e atrair a atenção desse comprador. Imagine quantas capas estão lado a lado em uma loja de CD’s, quantas vezes uma pessoa pode ter ido comprar um título e acaba levando outros mais por ter sido atraído por uma capa diferente e atractiva. O artista precisa utilizar esses recursos para divulgar seu trabalho e conquistar sua posição no mercado da música. Afinal, o CD é um produto também e seu sucesso depende também das mesmas técnicas de marketing utilizadas para a promoção de qualquer outro produto. Algumas decisões precisam ser tomadas como, por exemplo, os elementos específicos da capa, como tamanho, formato, materiais, cor, texto, etc. Esses vários elementos devem funcionar em conjunto para apoiar o posicionamento do produto CD e a estratégia de marketing. E o layout deve ser coerente com a propaganda, preço e distribuição.
Uma capa de CD inovadora pode dar ao artista uma vantagem sobre seus concorrentes.

Opinião pessoal

A minha opinião pessoal resume-se apenas ao simples facto de achar que todos estes elementos são necessários para a criação da capa de um CD. Desde um bom designer até a atractividade da capa pois se não existir uma boa capa o artista por esse simples detalhe pode sair prejudicado devido a teoria pessoal de cada um.
A informação que a capa do CD passa é relevante tanto para o artista como para o consumidor.