...fotografias macro...

Alguns modelos de máquina fotográfica digital possuem uma lente que permite fotos de quatro cm, três cm ou até menos distância do objecto. Esse tipo de fotografia captura os mínimos detalhes dos objectos, detalhes até que não podem ser vistos a olho nu. Fotos de macro são utilizadas geralmente para obter fotos de insectos, pequenas peças, olhos (de perto), flores e etc.
É bom enfatizar que, no modo macro, o zoom é extremamente limitado. É aconselhável que não se use o zoom quando se tirar fotos no modo macro.
Para quem já experimentou bastante a função macro e que tenha uma camera que tem foco automático, já percebeu que ao aproximar demais a camera, quando ela focaliza, ela chega a deixa a imagem nítida e depois embaça de novo, isso acontece por causa do sensor calcular a entrada de luz e não o embaçamento em si. Para poder tirar uma foto de macro um pouco mais de perto, focalize ela até uma distância que a máquina consiga deixa a foto nítida, após isso, aproxime levemente a camera, até uma distância mais favorável, e com cuidado para não tremer a camera, tire a foto.

Você está no controle
Antes de passar à diversão, é preciso compreender fundamentos sobre ajustes de abertura e velocidade do obturador: Estes são os dois controles da camera que proporcionam a oportunidade de ser mais criativo.

Sim, é verdade que muitas cameras digitais são automáticas e não permitem controle completo desses ajustes. Porém, até essas cameras oferecem algum nível de controle (por meio de ajustes programados da foto etc.). Mesmo com uma camera totalmente automática, você pode aproveitar as vantagens dos efeitos desses controles nas imagens.


Controles de abertura e obturador
Ao tirar uma foto, você expõe o filme à luz. Os dois componentes que funcionam em conjunto para controlar a exposição são a abertura e o obturador.

A abertura é o tamanho a ser aberto para permitir a entrada da luz. Os números de controle da abertura são chamados f-stops (f16, f11, f8 etc.). À medida que os números aumentam, é permitida uma quantidade de luz correspondente ao dobro do número anterior. Quanto maior o número da f-stop, menor será a abertura. Uma abertura muito pequena coloca em foco tudo o que está no primeiro plano e no plano de fundo. Uma abertura grande torna nítido apenas o objeto que você focalizar, isto irá criar nada mais, nada menos que dois planos na fotografia, o focado e o desfocado, respectivamente.

A velocidade do obturador é o tempo em que o obturador permanece aberto; ela controla por quanto tempo a luz deverá atingir o filme. A velocidade do obturador é medida em fracções de segundo: 125 representa 1/125 de segundo. Em dias ensolarados, pode-se usar uma velocidade do obturador de 1/125 de segundo. Em dias nublados, é possível usar 1/60 de segundo (com a mesma abertura), expondo o filme por um período maior.

O obturador e a abertura funcionam em conjunto. Mais luz (abertura maior) significa velocidade do obturador mais rápida; maior profundidade de campo (abertura menor) significa velocidade do obturador mais lenta.


Profundidade de campo
Você notará que pouquíssimas fotos em close-up são totalmente nítidas do primeiro plano ao plano de fundo; a profundidade de campo tende a ser pequena. A profundidade de campo é uma medida referente à zona nítida que está no foco em uma imagem. Quando a camera está realmente perto, a profundidade de campo pode ser muito reduzida, tornando um grande desafio colocar o objecto no foco.

Você pode aumentar a profundidade de campo em close-ups, usando abertura menor (f-stop mais alta) ou aumentando a iluminação do objecto para regular a abertura. Ou poderia ser utilizada uma pequena profundidade de campo para fazer com que um objecto pequeno se destaque com nitidez em contraste com um fundo nebuloso.

Iluminação e exposição
O desafio na iluminação de close-ups é haver luz suficiente para que você e sua câmera possam definir o foco e, ao mesmo tempo, distribuir a luz igualmente para evitar sombras. Com flashes, você obtém boa profundidade de campo e os estouros de luz extremamente curtos a uma pequena distância evitam distorções em movimentos da câmera ou do objeto. Porém, às vezes, o flash altera a cor da foto ou causa uma super-exposição por estar muito próximo ao objecto. Nesses casos, o melhor é fornecer outra fonte de luz