Laboratórios de Biotecnologia

No Laboratório de Microscopia e Técnicas de Microbiologia, os alunos efectuam a preparação de material para consequente observação microscópica. Para além das técnicas de microscopia, são também efectuadas técnicas de microbiologia, onde são manipulados microrganismos como bactérias e fungos.

No Laboratório de Biologia Celular, são implementadas técnicas de observação e estudo de células: técnicas de identificação, caracterização e quantificação de compostos químicos das células; estudo do funcionamento e comportamento do corpo dos animais e das plantas; estrutura, composição, função e técnicas básicas de manipulação do ADN.

No Laboratório de Noções Básicas de Saúde são executadas técnicas de medição de parâmetros com importância na saúde humana.

A Biotecnologia remonta às origens da nossa civilização. Sem o saber, o homem vem, desde há milénios, a utilizar microorganismos para produzir alguns dos alimentos mais importantes usados na sua alimentação, tais como o pão, a cerveja, o vinho ou o queijo. 

Pode então definir-se a Biotecnologia como a utilização das propriedades dos seres vivos para fins práticos e industriais.

Apesar de todas as limitações, a Biotecnologia apresenta novas e poderosas potencialidades, que poderão, a curto prazo, melhorar alguns aspectos da vida humana.

No curso secundário científico-tecnológico de Biotecnologia é dada ênfase às vertentes de microbiologia - geral e aplicada - e aos aspectos mais pertinentes relacionados com a indústria alimentar.