Laboratórios de Artes Indústrias Gráficas

Em três espaços distintos, os alunos são chamados a desenvolver actividades diversas:

Desenho Gráfico: Desenho à vista; Desenho comercial e industrial; Maquetização e Ilustração.

Práticas de pré-impressão: Práticas de composição; Informática aplicada; Fotocomposição; Fotografia; Montagem e Transporte.

Práticas de Impressão Offset: Princípios básicos; Conhecimento dos materiais; Impressão em prelo ou máquina de provas; Práticas de condução de uma máquina de offset; Procedimento exaustivo na afinação de máquinas offset a uma, duas ou mais cores e métodos a utilizar durante a produção.

Um técnico de Artes e Indústrias Gráficas deve estar habilitado a trabalhar em qualquer fase do circuito de produção de uma gráfica, sendo capaz de executar tarefas de criação, composição, pré-impressão e impressão final.

No que respeita às tarefas de criação, é importante que possuam uma formação estética apurada de forma a criar uma imagem simples, que seja facilmente captada e entendida.


A composição é decisiva e contribui para que a ideia que está subjacente à imagem gráfica criada seja correctamente transmitida. A forma como todos os elementos são distribuídos garante uma maior ou menor facilidade de apreensão por parte do cliente final.

O objectivo da pré-impressão é preparar a arte final para a impressão dos produtos gráficos, bidimensionais e tridimensionais, e executar provas de alta e baixa resolução e heliográficas.

Da actividade do operador de impressão faz parte a preparação dos trabalhos gráficos, procedendo às regulações e afinações das respectivas máquinas.